Electronic Arts cancela franquia Project Cars

ProjectCars3 (2)

Nos primeiros dois jogos, a franquia Project Cars trouxe uma alternativa credível na simulação de condução automóvel. Talvez porque o terceiro título se mostrou algo irrelevante, a EA decidiu cancelar a franquia.

Da autoria dos (então) desconhecidos Slightly Mad Studios, com apenas 150 funcionários criaram algo realmente interessante. Em 2019, a Codemasters adquiriu este estúdio e, por consequência, a franquia de jogos de condução. Com a Electronic Arts agora dona da Codie, a decisão sobre o seu futuro pertence agora à EA.

Considerando que a EA tem agora vários IPs de automobilismo, esta só pode ser uma decisão ponderada. Project Cars 4 já estava em produção e, se continuasse na mesma linha do terceiro jogo, poderia tornar-se algo redundante no panorama dos jogos de corridas de automóveis. Por outro lado, há um forte investimento no próximo Need For Speed. Ainda assim, este jogo era particularmente único no porfólio da EA, que agora deixa de ter algo para competir com títulos como Assetto Corsa, Gran Turismo ou Forza Motorsport.

De notar que desde o início deste ano, o primeiro jogo já não está disponível para compra em nenhuma loja online, com o segundo título também em vias de desaparecer. O único que resiste é o terceiro jogo, embora também tenha agora o fim anunciado da sua disponibilidade.

Ao que parece, os estúdios Slightly Mad não estarão em risco. De acordo com o comunicado de um porta-voz da EA ao site GamesIndustry.biz, apenas é mencionado cancelamento do projecto para uma reorientação em projectos mais sólidos. O que dá a entender que, possivelmente, o pessoal técnico da SMS poderá ser reintegrado noutro estúdio, como aconteceu recentemente com os estúdios Codemasters Cheshire e Criterion.

Comentários

Comentários