Editora de Ready of Not afastada depois de comentário controverso

44

Ready or Not é um promissor jogo de acção da Void Interactive, recentemente lançado em acesso antecipado. Entretanto, a editora Team 17 afastou-se do projecto e gerou-se imensa especulação em torno do caso.

O anúncio da rescisão entre a Void Interactive e a Team17 foi feito nas redes sociais, falando de um “mútuo acordo” que a editora não mais iria editar o jogo, garantindo que este foi o caminho certo para o futuro do jogo. A rescisão pareceu cordial mas, às perguntas dos motivos para a decisão, a produtora preferiu não comentar.

Contudo, os fãs rapidamente juntaram eventos e apresentaram uma teoria. Para quem não conhece, Ready or Not é um jogo de acção policial, um tactical shooter que recria as operações de alto-risco de forças policiais em espaços confinados, bastante inspirado em franquias como a lendária e saudosa série SWAT.

Há dias, um jogador via Reddit terá observado que este tipo de jogos “devia ter um nível baseado num tiroteio numa escola na campanha”. Um dos produtores do jogo terá respondido “acredita que terá”. Como devem calcular, este é um tema delicado, dado o histórico infeliz deste tipo de evento na vida real. Como a produtora acabou por confirmar esta decisão polémica, muitos partiram do suposto que a Team 17 terá decidido afastar-se do jogo.

Contactámos a produção para obter uma reacção e parece que tudo não passou de um exagero. Embora a produtora tenha decidido manter o seu silêncio quanto aos motivos, Guinevere, Gestora da Comunidade para o jogo afirmou que “nada disso aconteceu”, esclarecendo que a cisão com a Team 17 “foi mútua e tomada antes do acesso antecipado”, garantindo também que “não há ressentimentos entre as partes”.

Sobre o possível conteúdo polémico, Guinevere disse que “qualquer representação de conteúdo gráfico será feito com autenticidade e respeito em mente, com o conteúdo a ser lidado de forma madura e com entendimento que pessoas reais sofrem com estes eventos”. Sobre a falta de uma editora, a representante confirma que “a equipa está muito confiante no futuro de Ready or Not e está entusiasmada para melhorar o jogo e adicionar mais conteúdo nos próximos meses e anos”.

Ready or Not ainda não tem data de lançamento oficial. Está disponível desde já para PC em acesso antecipado via Steam.