E3 2021 vai mesmo acontecer, será digital e grátis

57

Considerado (ainda) o maior evento dedicado ao mundo do entretenimento a nível mundial, no ano passado, por causa da restrições provocadas pela pandemia, não tivemos a habitual Electronic Entertainment Expo ou E3. Apesar dos rumores, porém, este ano haverá E3 2021.

Quem o garante é a organização Entertainment Software Association ou ESA. Nas últimas semanas, dado o silêncio em volta do evento, levantou-se a suspeita que poderia não realizar-se. No ano passado, apesar de vários outros eventos se realizarem em formato digital, a ESA ainda ponderou fazer o mesmo mas acabou por cancelar a E3 2020.

Em Fevereiro deste ano, a ESA anunciou que o evento iria ser, agora sim, digital. Contudo, durante várias semanas nada mais foi dito, o que gerou um vazio de informação. Online, em fóruns e sites de “especialistas”, começou-se a avançar a ideia que o evento deste ano poderia ser novamente cancelado.

Outro rumor que surgiu nos últimos dias, surgiu de uma alegada “fonte segura” no site VGC. O rumor dizia que a ESA quereria lucrar com este evento em formato digital e que, para isso, iria torná-lo apenas visível mediante subscrição, adquirindo “bilhetes virtuais” para ganhar acesso ao site oficial e assistir aos directos online.

Considerando que (até agora) nenhum outro evento digital desta envergadura tenciona cobrar a admissão, seria um precedente algo restritivo. Considerando também que a E3 presencial foi sempre um evento pago, porém, não seria muito descabida esta decisão.

Entretanto, a ESA decidiu travar todos os rumores. Numa nota sucinta, não só a organização confirma que a E3 2021 vai acontecer este ano como um evento digital, como ainda desmente a notícia levantada pelo VGC, afirmando em resposta que será um evento gratuito para toda a audiência. E ainda lança uma farpa, dizendo que as “notícias reais” sobre o evento serão dadas em breve.

Este anúncio, que surge como resposta directa ao artigo do site VGC via Twitter, já criou mal estar com o director do site visado a reclamar as suas “fontes seguras” com “documentação verdadeira”. É bem possível que a ESA tenha estudado um estratagema para tornar o evento lucrável. Afinal, no ano passado também “sondou” a hipótese de pagar aos média por notícias favoráveis. Seja como for, o dano está feito à reputação do site VGC. É este o risco de publicar rumores, mesmo os que são “verificados”.

Se tudo correr como previsto, a E3 2021 deverá acontecer de 15 a 17 de Junho. Mas, é bem possível que esta data sofra alterações, uma vez que não foi ainda confirmada. Estão planeadas conferências individuais para cada expositor, uma sessão de prémios, uma noite de antevisões e diversos streams. Mais perto do evento devemos ter o horário das conferências e os destaques, assim como os links para os locais oficiais de transmissão ou sites dedicados.