É muito provável que Grand Theft Auto VI chegue em 2024

gta-5

Esta notícia é perfeitamente especulativa. A teoria é tão abstracta, que hesitámos em falar nela, daí o título prudente. Contudo, há fortes indícios que a Rockstar Games lance Grand Theft Auto VI já em 2024.

É que, quando se fala da franquia GTA, a Internet costuma parar. Quando a Rockstar anunciou que estava mesmo a produzir o jogo, durante horas não se falou de outra coisa. Contudo, essa confirmação trouxe uma consequência menos positiva. Como sempre acontece, a Rockstar não costuma avançar com datas, pelo que poderíamos esperar ainda largos meses, anos mesmo.

No entanto, a empresa-mãe Take-Two Interactive pode estar tão impaciente como vocês para falar no jogo. É óbvio que o seu interesse é mais comercial, pelo que vai sempre capitalizar esta franquia junto dos seus investidores. Com certeza que terá todo o interesse em manter o projecto no “segredo dos deuses” mas, isso não a impede de fazer uma ou outra “insinuação”.

No passado dia 17 de Maio, a Take-Two lançou o relatório financeiro mais recente da sua actividade. E os olhares mais atentos notaram que, no documento enviado à imprensa está um parágrafo em particular com uma frase muito sugestiva. Na íntegra (traduzido) diz o seguinte:

“Acreditamos que iremos entrar na próxima fase de crescimento no ano fiscal de 2025, já que planeamos entregar vários títulos revolucionários que antecipamos que irão estabelecer novos padrões de qualidade e sucesso, permitindo-nos atingir mais de 8 mil milhões de dólares em “Net Bookings” e mais de mil milhões de dólares em “Adjusted Unrestricted Operating Cash Flow”. Esperamos manter este momento com um crescimento adicional na performance operacional no ano fiscal de 2026″. 

Previsões e jargão financeiro à parte, é preciso reter a frase que diz que o grupo espera atingir todo o sucesso descrito “no ano fiscal de 2025”, que se inicia em meados do próximo ano. Considerando que os ganhos em “Net Bookings” no ano fiscal passado se ficaram pelos 5 mil milhões (só…), é uma previsão arrojada prever quase o dobro no próximo. A não ser que…

Quantas franquias tem a Take-Two em carteira capazes de duplicar ganhos e ainda “estabelecer novos padrões de qualidade e sucesso”? Poucos. Embora hajam vários títulos sonantes a chegar nas várias franquias das várias empresas deste grupo, só um jogo seria capaz de atingir esses níveis de ganhos: GTA VI.

Ok, ok. Parece um pouco remoto, apenas uma teoria no seu rigor. Mas, esta seria uma óptima oportunidade de dizer que “GTA IV é lançado em 2024” sem dizer que “GTA IV é lançado em 2024″. Fica algo implícito e convenceu muita gente. Por outro lado, pode não passar de puro “bluff” da empresa para justificar o interesse dos seus investidores. Mas, essa outra teoria não tem piada nenhuma.

Comentários

Comentários