E a plataforma de maior sucesso da Ubisoft é… o PC

157

Há algum tempo que vemos o PC a retomar a sua antiga hegemonia.

Ao longo destes anos, temos visto marcas de consolas como a Nintendo ou a PlayStation a afirmarem-se como líderes de vendas no mundo do gaming. Contudo, há um paradigma a mudar neste mercado. E a Ubisoft é a primeira demonstrar isso mesmo.

No seu relatório financeiro em preparação para o ano fiscal de 2020, a editora e produtora Francesa reportou um crescimento fortíssimo no mercado do PC, dando lucros bem acima do projectado pela empresa.

Dos 314 milhões de Euros ganhos no primeiro trimestre deste ano, 34% das vendas vieram do PC, num crescimento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior. Seguem-se a PlayStation 4 com 31%, Xbox One com 18% e Nintendo Switch com apenas 5%. Já agora, o mercado mobile angariou 7% das receitas.

Uma possível explicação para este crescimento, está na emergente comunidade gamer que prefere o PC e também dos jogos da Ubisoft exclusivos desta plataforma, como os da franquia Anno. É, talvez por isso que a Ubi vá lançar o serviço Uplay Plus exclusivamente no PC e Google Stadia. A ideia é claramente apostar bem mais no PC, capitalizando este crescimento, sem ignorar as consolas, obviamente.

Se notarem bem, cada vez há mais empenho em lojas e serviços digitais no PC. Talvez porque o hardware tem evoluído bastante nestes últimos anos, ao ponto de chamar jogadores que sentem as consolas a perder terreno, tanto em termos de tecnologia, como em oferta. A competição entre a chamada “Master Race” e os “Console Peasants” promete. Que a PlayStation 5 e a Xbox Scarlett tenham algo a dizer.