A dúvida terminou, Hideo Kojima deixou mesmo a Konami

cWZhUKUVBbM3.878×0.Z-Z96KYq

Já não era mesmo um rumor, com cada vez mais evidências do fim da ligação entre o produtor e mentor da série Metal Gear (e não só) Hideo Kojima e a produtora nipónica Konami. Agora, se dúvidas haviam, ficou confirmado o fim desta ligação que existia desde 1986.

Segundo o site do New Yorker, Kojima terá deixado a Konami no início do mês, mais precisamente na sexta-feira dia 9 de Outubro, numa pequena festa de despedida no estúdio Kojima Productions. Estúdio que, entretanto, também está com fim anunciado pela Konami. Segundo a mesma fonte, Kojima terá um acordo de rescisão que o inibe de participar noutros projectos mas que expira já em Dezembro.

O site avança que por detrás desta rescisão estará a mudança de foco do mercado de videojogos Japonês dos jogos de consola para os pequenos jogos para dispositivos móveis. Estes serão muito mais baratos que os jogos AAA e com retorno também mais rápido.Também não deverá ter ajudado o orçamento astronómico do último Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, que alegadamente terá derrapado para os 80 milhões de dólares.

Há muito tempo que temos vindo a comentar tanto os rumores, como os factos desta situação. Começou com remoção do nome de Kojima das capas dos jogos. Depois foi o inesperado anúncio do fim do projecto Silent Hills e a consequente remoção do respectivo teaser interactivo P.T. da PSN. No entanto, MGSV foi lançado, tornou-se um sucesso instantâneo e parecia que Kojima até estava envolvido com a comunidade. A inevitável separação, no entanto, aconteceu há duas semanas.

Independentemente dos motivos ou das estratégias mais ou menos justas da Konami, Hideo Kojima é agora um criador/produtor livre de compromissos (pelo menos a partir de Dezembro). Estamos certos que, se quiser trabalhar em mais e melhores projectos, terá as portas de muitos estúdios abertas para si. Também há espaço para que crie o seu próprio estúdio de produção. No entanto, apesar de estarmos certos que qualquer projecto em que Kojima entre se possa tornar um sucesso, a saga de Metal Gear Solid jamais será a mesma. Se a Konami detiver os direitos por inteiro nesta série, não esperem muito de algum jogo futuro.

Resta-nos a leve esperança que Kojima possa ter acordado trazer consigo Metal Gear ou que possa explorar os direitos da série com outro estúdio. Algo muito remoto e improvável e que não passa de um mero desejo de fã de que a Konami não enterre a série com jogos de menor qualidade.

Comentários

Comentários