DualSense eleito o melhor comando em votação dos BAFTA Awards 2022

dualsense-ps5

O comando DualSense da PlayStation 5 foi eleito o melhor comando de todos os tempos pelos fãs na votação dos BAFTA Awards 2022. Embora seja uma competição “amigável” que deixou algumas consequências.

No nosso primeiro contacto com o DualSense, não ficámos indiferentes ao que trouxe a este mundo dos videojogo. Caso já tenham experimentado este comando, também deverão compreender que o prémio não é propriamente desajustado. É, de facto, uma peça de engenharia inovadora, até revolucionária, abandonando um design consolidado (e premiado), a favor de algo realmente diferente e imersivo.

No entanto, muitos estão a reclamar, não a atribuição do prémio em si, mas a forma como tudo foi organizado. Os principais protestos visam o comando da Xbox que estava ausente da votação na sua versão base, substituído pelo Xbox Elite Controller. Embora este outro comando seja uma clara melhoria perante o original, não é um comando original de consola, tem um custo adicional e, por isso mesmo, não é tão popular como o original.

A menos que tenha sido um erro na representação visual dos comandos, o comando da Xbox original realmente não está aqui apresentado. Pior, o Xbox Elite Controller foi colocado frente a frente e derrotado na comparação directa com o DualShock 2 (da PlayStation 2). Por outro lado, nem mesmo o comando SixAxis está nesta lista. A escolha de outros “periféricos” como a guitarra de Guitar Hero ou o Kinect também parecem um pouco aleatórios.

Em suma, como em qualquer competição baseada em votos do público, a sensação é de que este prémio foi fortemente influenciado pelos fãs. Neste caso, da a popularidade mundial das consolas da Sony, há uma clara vantagem sobre todos os outros dispositivos. Ainda assim, devia haver mais equilíbrio e modelos correctos para melhor representar as marcas.

Para os restantes prémios da BAFTA Awards 2022, como o muito esperado prémio de Jogo do Ano, teremos que aguardar a cerimónia oficial que irá decorrer no dia 7 de Abril.

Comentários

Comentários