Dragon Age: The Veilguard será lançado no Steam sem a app da EA

DAVeiguard

Esta é uma situação recorrente no PC. Independentemente de comprarem um jogo da Electronic Arts numa plataforma independente, não escapam de usar a infame EA App. O próximo Dragon Age: The Veilguard será uma excepção.

Ou seja, compram o jogo EA no Steam mas quando o lançam, além de terem de arrancar a própria aplicação do Steam, também arrancam a EA App, onde terão outra camada de interacção, comunidade própria, anúncios e também onde jogo se actualiza. A aplicação da EA, no entanto, é bastante intrusiva, algo “desajeitada” e em muitos casos apenas uma chatice adicional.

Não sabemos se é uma excepção à regra ou uma verdadeira mudança de paradigma. O que é certo é que se comprarem este The Veilguard no Steam, não terão de lançar a EA App. A promessa é da Bioware que confirmou que o jogo será nativo do Steam, suportando todas as funcionalidades desta plataforma e sendo ainda compatível com a consola Steam Deck.

A oposição à EA App não é de hoje. Anteriormente, a EA já obrigava todos os seus jogos PC a usar a antecessora Origin App que era igualmente excedente mas, pelo menos, não tão intrusiva. Com a EA App chegaram questões simplesmente dispensáveis, como a falta de sincronismo pontual com as demais plataformas, em especial com a Windows Store, reinstalações forçadas de jogos e da própria EA App, sem esquecer o seu overlay que, por qualquer motivo, pode provocar problemas de performance nos jogos.

A esperança é que a EA simplesmente revogue a sua EA App para uso da subscrição EA Play no PC e deixe as plataformas como o Steam usar as suas funcionalidades nativas em exclusivo nos jogos. E como a EA, que a Ubisoft faça o mesmo… Pode ser que Dragon Age: The Veilguard seja o primeiro de muitos. Chegará neste próximo Outono para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Comentários

Comentários