Dolby Vision chega às consolas Xbox Series X|S

16

Apostando numa qualidade superior de som, as consolas Xbox Series X|S já tinham suporte para o sistema Dolby Atmos. Agora, também a imagem terá uma importante melhoria de qualidade com o maior contraste e gama de cores da tecnologia Dolby Vision.

Pensem nesta tecnologia como uma espécie de melhoria ao já conhecido HDR ou High Dynamic Range. Em televisores compatíveis, permite ajustar o brilho, cor e definição da imagem para melhor retratar o que se passa num jogo ou outro conteúdo multimédia. A tecnologia Dolby Vision adiciona ao HDR uma camada adicional aos cálculos, sendo capaz de 10x mais contrastes de brilho e uma gama ainda maior de cores que o vulgar HDR10.

Neste momento, esta nova tecnologia está disponível para mais de 100 jogos que já possuem suporte para HDR, entre eles: F1 2021, Microsoft Flight Simulator, Gears 5, Psychonauts 2, DiRT 5, Call of Duty: Black Ops – Cold War, entre outros. A promessa é uma ainda melhor fidelidade de luminância e cor neste jogos.

Esta melhoria técnica, obviamente, só está disponível em monitores e televisores compatíveis com Dolby Vision. Se quiserem saber se a vossa TV tem esta capacidade, não basta que seja compatível com HDR10. Na consola, vão ao menu Definições – Geral – Opções de visualização & TV – Detalhes da TV 4K e confirmem se possui um visto na respectiva secção Dolby Vision.

Se tiver esse visto, vão a Definições – Geral -Opções de visualização & TV – Modos de Vídeo e escolham Pertmitir Dolby Vision e Dolby Vision para Jogos. Notem que esta funcionalidade está dependente de terem a vossa consola devidamente actualizada para a mais recente versão.