Dolby Atmos a chegar à Xbox One e Windows 10

atmos

Depois da Sony ter estreado a sua tecnologia de áudio 3D proprietária na PlayStation 4 via PSVR e nos seus novos auscultadores, agora é a vez da Xbox One e o Windows 10 obterem a sua própria capacidade para áudio posicional com a tecnologia Atmos patenteada pela gigante de áudio Dolby.

Basicamente, esta tecnologia permite dividir o áudio de conteúdos multimédia (filmes, jogos, etc) em diversos canais virtuais que podem depois ser virtualizado a 360º, conferindo uma ilusão de posição e distâncias dos sons emitidos em auscultadores estéreo ou surround ou ainda em colunas que suportem esta tecnologia. Claro que é preciso que os jogos possuam suporte para som 3D. Diversos jogos já possuem esta tecnologia de áudio 3D. Overwatch no PC, por exemplo, já usa esta tecnologia Dolby Atmos.

A Microsoft anunciou recentemente, através do famoso blogue de Major Nelson que o suporte para o Atmos chegará já no próximo ano às consolas Xbox One e PCs com Windows 10, sem especificar ainda datas concretas. Contudo, se forem já membros do programa Preview, o actual leitor de Blu-Ray da consola já tem compatibilidade com o Dolby Atmos.

A implementação do som 3D parece ser o futuro dos videojogos em termos de áudio. Se pensavam que o Surround 7.1 era o expoente máximo do que o áudio poderia oferecer, surpreendam-se. Há várias demonstrações deste tipo de tecnologia com diversas técnicas de o emular. Só para terem uma ideia básica do que é possível, escutem este famoso vídeo do Youtube. Quando escutado com auscultadores, mesmo que sejam simples auriculares estéreo, dará uma ideia do que esperar desta tecnologia. Agora imaginem isto em videojogo.

https://www.youtube.com/watch?v=8IXm6SuUigI

Comentários

Comentários