DirectX 12 promete grande aumento de performance

directx12

O próximo interface de aplicativos de programas (API) da Microsoft para aplicações multimédia (leia-se, “para jogos”), o DirectX 12, será lançado em conjunto com o próximo Windows 10. Já muito se falou do aumento de performance que este API vai trazer aos actuais e futuros computadores. O site AnandTech teve acesso à versão mais recente do Windows 10 com DirectX 12 e demonstrou um enorme salto de performance.

Usando uma demo de jogo de testes para benchmark chamado “Star Swarm”, Ryan Smith da AnandTech efectuou testes de Draw Call (basicamente, o número de objectos dinâmicos desenhados pelo hardware dentro do motor gráfico Nitrous) que neste jogo de teste são suficientemente exagerados para testar os APIs ao limite.

Usando como referência o actual DirectX 11 e o Mantle (um outro API da AMD exclusivo para placas gráficas ATI/AMD), o DirectX 12 teve prestações impressionantes. Apesar dos drivers actuais (WDDM 2.0) possuírem ainda algumas deficiências, o DirectX 12 bateu sempre o actual API da Microsoft, mesmo em gráficas mais limitadas como a GTX750Ti da Nvidia e ficou logo abaixo do Mantle mesmo na lmitada Radeon R7260X da AMD. Na maioria dos casos obteve mais do dobro dos frames por segundo em relação ao DX11.

O que isto significa traduzido para nós? O novo API explora muito bem as capacidades dos processadores gráficos actuais e elimina o “afunilamento” da atribuição de tarefas nos cores do processador. Ou seja, é mais eficaz a tomar recursos da máquina, mesmo em sistemas um pouco mais limitados. Isto poderá traduzir-se em diversos jogos em que actualmente os nossos PCs lutam para ter bons FPS, passarão, em teoria, a correr bem melhor, alguns a duplicar o número de frames por segundo. Claro que tudo isto são testes dedicados em ambiente controlado. Só quando tivermos o sistema operativo como o API cá fora é que poderemos comprovar.

Nesta fase tanto o Windows 10 como o DirectX 12 estão em desenvolvimento para um lançamento algures ainda este ano. No entanto, parecem-nos boas perspectivas do que aí vem. Interessa-nos, logicamente, porque jogamos no PC, mas também porque o DirectX 12 deverá chegar à Xbox One numa versão ligeiramente limitada.

Fonte: AnandTech

 

Comentários

Comentários