DirectX 12 coloca PCs “muito além das consolas”

directx12

Aqui na redacção do WASD estamos a antecipar muito o Windows 10, não só como plataforma de videojogos, como também por causa do novo API que será lançado na mesma altura, o DirectX 12. Já explicámos aqui como este novo interface irá permitir aos PCs actuais e futuros tirar mais rendimento do hardware, mas segundo um responsável da produtora de software e videojogos Stardock Corporation, o novo API coloca a plataforma PC muito além das actuais consolas.

Segundo Brad Wardell na sua conta Twitter, num teste em que teve a oportunidade de correr um GPU (processador gráfico) “não lançado ainda” com um CPU de oito cores, o DX12 teve um aumento de mais de 100 fps perante o seu antecessor DX11. Brad exemplifica com “DX11: 13fps, DX12: 120fps” em efeitos de luz e de lente. Não sabemos que teste realmente efectuou, mas assumimos que o tenha feito em situações similares e com hardware igual para ambos os APIs.

Quando confrontado por um seguidor, fã da Xbox One, Brad respondeu à pergunta se a sua máquina era equivalente à consola da Microsoft com um redundante “Não, isto vai muito além das consolas”. Recordamos que a Xbox One irá receber uma versão adaptada do DX12 que pode não colocá-la em paralelo com as capacidades de processamento dos PCs mas deverá, com certeza, conferir algumas melhorias significativas. Também devemos considerar que estes são testes preliminares em condições específicas e com hardware que nem sequer está ainda disponível. No entanto, já estamos a ver um padrão positivo em vários testes realizados até agora.

Comentários

Comentários