DICE explica como vai melhorar mapas de Battlefield 2042

63

No início do mês passado, a DICE iniciou um programa em que pedia o feedback dos jogadores quanto ao que tinha de ser revisto em Battlefield 2042. A revisão do feedback visa agora os mapas.

Já na anterior actualização, a produção apostou na melhoria de um dos aspectos mais criticados do jogo, a ausência de um quadro de pontuações competente. Não se pode dizer que tenha, de facto, atendido aos pedidos dos jogadores, já que o quadro não era propriamente o que a comunidade pedia mas, foi um passo.

Numa recente mensagem no blogue oficial, a produção explica como as maiores críticas vão influenciar uma revisão das áreas de jogo em cada mapa. Além de uma reposição dos objectivos em cada modo de jogo, a DICE pretende também redesenhar o cenário, adicionado e removendo obstáculos, assim como reorganizando o fluxo de jogadores.

Os mapas usados como demonstração são Kaleidoscope e Renewal, provavelmente dos mapas mais criticados de todos, muito por causa do seu disequilibria entre ataque e defesa. A DICE vai posicionar mais obstáculos para protecção, rever áreas de jogo que causam mais estrangulamento que fluidez, por exemplo, adicionando uma nova pequena base militar num dos anteriores “gazebos” de Kaleidoscope (na imagem em cima).

Noutros lados, a DICE confirma que vai reduzir o número de veículos activos em modos para 128 jogadores (de 3 para 2), um cooldown maior de 2 minutos para o respawn destes veículos e algumas alterações de categorias (combate e transporte) para que não haja spam de Nightbirds ou Bolte.

Tudo isto está planeado para ser disponibilizado de forma faseada. A redução de frequência de veículos chegará já na próxima actualização de título. Depois, chegarão as alterações mais profundas aos mapas durante a primeira época de conteúdo (que ainda não tem data definida).

Dentro de algumas semanas, a DICE vai novamente pedir a opinião dos jogadores para uma nova ronda de “Core Feedback”. Nessa ocasião, o foco serão os especialistas, as personagens e os jogadores escolhem para jogar, também elas alvo de crítica dos jogadores.

Todas estas alterações e mesmo o pedido de feedback aos jogadores parecem chegar francamente tarde. Por outro lado, estas e outras mudanças estão a ser dolorosamente lentas a chegar ao jogo. Nestes dias, Battlefield 2042 é um deserto de jogadores, com quase nenhuma sessão completa e abundantemente repletas de IA.

O que é mais irónico é que estes e outros problemas abordados são questões que os jogadores e crítica apontaram desde o lançamento em Outubro do ano passado. 5 meses depois a DICE ainda está a pedir opiniões e a fazer planos para alterações futuras. Não soa muito bem…