DICE altera esquema de loot para Star Wars Battlefront II

SWBattlefront2

Que todos os seus problemas fossem este, mas, de facto, o esquema das caixas de loot de Star Wars Battlefront II gerou alguma polémica após a fase de testes Beta deste jogo. Como sempre, a DICE responde à comunidade com uma revisão desta mecânica.

Embora tenha esclarecido que não se tratava de um esquema de “pay to win” e que o que estava na Beta não era o produto final, nem todos ficaram convencidos. Por isso, a produção decidiu rever a forma como as caixas de loot são atribuídas e como são geridas as microtransacções. Essas alterações baseadas no feebcack dos jogadores foram enunciadas no blog oficial do jogo.

No que toca às cartas Star ao nível das mais valiosas, as Epic Star Cards foram removidas das caixas de loot. Estas passarão a estar disponíveis apenas por crafting, além das que já estarão disponíveis como pacotes de pré-encomenda ou bónus adicionais. Contudo, para fazer o tal crafting dessas cartas, precisam atingir um nível mínimo de carreira. E não é também possível criar estas cartas por comprar caixas avulsas para desmantelar e obter material de crafting em níveis mais baixos. É preciso evoluir jogando para chegar ao ponto em que podem fazê-lo.

No que toca às armas mas evoluídas, estão agora bloqueadas com objectivos para cumprir. Embora algumas possam ainda ser ganhas em caixas de loot, as restantes só podem ser obtidas jogando cada classe de personagem. O mesmo acontece com o restante equipamento. A cada novo nível de cada personagem receberão caixas específicas dessa classe ou material de crafting para ajudar a evoluí-la.

O que nos parece é que não mais será possível obter uma evolução injustamente rápida, por comprar caixas de loot com dinheiro real. No esquema original, basicamente, quem investisse mais, ganhava armas e cartas muito mais avançadas que o seu nível, criando um abismo de capacidades.

Se estas medidas da DICE são ou não eficientes em prevenir esta situação injusta só saberemos no dia de lançamento. Parecem um passo na direcção certa, mas também podem criar outro fosso profundo: entre os veteranos e os novatos. Quem já joga há algumas horas, ganhando acesso ao crafting de cartas Epic, pode distanciar-se demais de quem se inicia depois no jogo. Não parece haver soluções perfeitas neste caso.

Esperemos para ver o que acontece quando Star Wars Battlefront II for lançado a 17 de Novembro na PlayStation 4, Xbox One e PC.

Comentários

Comentários