Destaques do Opening Night Live da Gamescom 2021

32

Uma longa tarde à espera da hora, um evento cheio de jogos de vários géneros. As grandes revelações passaram ao lado, mas isso não significa que esta Gamescom 2021 não pudesse ser realmente interessante. Este foi apenas o primeiro dia do evento mas acreditamos que o ápice aconteceu nesta Opening Night Live.

Aliás, diríamos mesmo que o evento foi um pouco compacto demais. Foi como se a organização quisesse encaixar todos os trailers e entrevistas num só evento. Compilámos para vocês os nossos destaques, a vasta maioria dos novos anúncios. Escolhemos os melhores anúncios, as revelações e as apresentações mais interessantes dos jogos mais esperados.

Notem que alguns vídeos não foram partilhados pelos canais oficiais, pelo que usamos vídeos partilhados em canais de terceiros. 

O chamado “pre-show” do evento principal era suposto apenas entreter os espectadores, provavelmente com um apresentador irreverente e uma ou outra piada ligeira. As piadas estiveram lá, de facto, o apresentador fez o seu trabalho. Mas, afinal, até tivemos alguns trailers e até apresentações de novos títulos.

King of Fighters XV

Um apresentador um pouco entusiasmado demais apresentou o próximo título desta lendária série de combate. O 15º título da série trará caras novas e alguns regressos de lutadores clássicos. Estreia a 17 de Fevereiro do próximo ano na PS4, PS5, Xbox Series X|S e PC.

Nine to Five

Trata-se de (mais um) shooter táctico multi-jogador. Anunciado para brevemente, aparentemente apenas disponível via Steam, para PC portanto.

Bus Simulator 21

Já sabíamos que estava a caminho, mas tivemos mais um trailer para nos recordar que o simulador de autocarros terá uma nova edição neste ano. Pelo que foi dado a ver, está mais polido pelo menos. Estreia, como já devem saber, a 7 de Setembro para a PS4, Xbox One e PC.

The Dark Pictures: House of Ashes

A Supermassive continua a criar histórias de arrepiar. Desta vez há monstros a caçar aliados improváveis. Como sempre é preciso tomar decisões difíceis, ao mesmo tempo que a tensão aumenta. Chegará a 22 de Outubro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Dolmen

Mais um título de terror, desta vez no espaço, com umas boas “vibes” de Dead Space e um vilão com uma espada reluzente. Pouco mais sabemos deste título de acção, previsto para o próximo ano na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Nobody Saves The World

Dos mesmos produtores de Guacamelee!, este título de aventura e RPG aposta num aspecto clássico na perspectiva vertical. Está previsto para o próximo ano na Xbox One, Xbox Series X|S e PC, sendo lançado também no Xbox Game Pass.

Soundfall

Descrito como um “jogo de combate rítmico”, mostra-nos muita inspiração no Anime, contendo plataformas e combates… já sabem, ritmados. Está previsto para breve no PC e “consolas”.

Dream Cycle

Do criador de Tomb Raider, espere parece ser um jogo de exploração e mistério, envolvendo magia e combates com espadas e… armas de fogo. Não tem data de lançamento previsto mas o acesso antecipado começará a 7 de Setembro via Steam.

O ONL propriamente dito trouxe, claro, mais e melhores novidades. Dos 30 jogos prometidos, foram mostrados… cerca de 40. Alguém não fez bem as contas antes do evento. Por nós, tudo bem. O resultado, como já dissemos, foi um evento um tanto longo, com muitos vídeos e pouco real destaque entre eles. Pelo meio, algumas entrevistas sucintas, uns pretensos “prémios” absolutamente surreais e, claro, algumas surpresas.

Saints Row

Um trailer cheio de estilo com cenas em CGI e pouca jogabilidade. Mas, a premissa promete. Se a jogabilidade for tão “over the top” como o trailer, Saints Row estará mesmo de volta. Falámos melhor dele num outro artigo que poderão acompanhar aqui.

Marvel’s Midnight Suns

Uma nova antagonista enfrenta os heróis da Marvel e traz consigo uma série e anti-heróis para juntar à festa. Não fica claro que tipo de jogo será pelo trailer, mas uma entrevista com a Firaxis (XCom) revelou que será um RPG táctico. A jogabilidade será mostrada a 1 de Setembro.

Call of Duty: Vanguard

A apresentação já feita e estamos prestes a testar a sua primeira Alpha, seguindo-se a Beta em Setembro. O foco nesta apresentação foi para a campanha a solo. Tivemos a oportunidade de acompanhar uma porção da sua história. Já sabem que chegará a 5 de Novembro.

Halo: Infinite

Por qualquer motivo, a Xbox preferiu mostrar neste evento o seu próximo grande título e não na sua própria apresentação. O trailer em CGI mostra-nos uma jovem que foge da invasão dos Covenant e se inspira a juntar-se aos soldados Spartan, sendo esta a apresentação da primeira época do modo multi-jogador. E já temos uma data de lançamento: 8 de Dezembro! Além disso, foi mostrado um comando Xbox Elite e uma nova consola Xbox Series X inspirada no 20 anos da série, esta última disponível a 15 de Novembro.

Cult of The Lamb

Mais um jogo de aventura ao estilo da irreverente Devolver Digital. Uns simpáticos animais parecem entrar num culto de um cordeiro. Honestamente, a mistura de “fofinho” com satânico está à vista e não conseguimos ultrapassar essa premissa. Não foram dadas datas de lançamento ou plataformas.

Midnight Fight Express

Um jogo de combate na perspectiva isométrica com imenso estilo e muita violência. Apesar  de parecer minimalista, tem óptimo aspecto. Está previsto para o Verão de 2022 para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, sendo também lançado via Xbox Game Pass.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge

Já sabíamos que estava a caminho. Mas, hoje foi apresentado uma nova protagonista (April O’Neill) e uma porção da sua jogabilidade retro. Já sabem que está previsto para o próximo ano no PC e Nintendo Switch.

Super Monkey Ball: Banana Mania

O destaque para este jogo muito esperado foi para algumas personagens convidadas de outras franquias neste próximo título da SEGA. O jogo está previsto para 5 de Outubro na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Slipgate

Depois do sucesso da Open Beta, o famoso “Arena Shooter” com portais, anunciou a sua primeira época de conteúdo, a “Season 0”. O jogo é “free to play” e já está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Riders Republic

Para este evento, a Ubisoft trouxe mais um trailer a mostrar a jogabilidade deste título de desportos radicais. O vídeo apresenta algumas das actividades presentes no jogo, especialmente a sua componente social. A beta está já disponível até 28 de Agosto. O jogo final chegará a 28 de Outubro na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC no próximo ano.

Century: Age of Ashes

Neste jogo de combates aéreos, controlamos um dragão, cuspindo fogo contra adversários nas alturas. O jogo está previsto para 18 de Novembro via Steam.

UFL

Mais um jogo de futebol para competir contra FIFA e eFootball (ex-PES). Não sabemos muito sobre o jogo, apenas que será Free To Play e pretende “revolucionar” o género. Como? Teremos de esperar.

LEGO: Star Wars – The Skywalker Saga

É um jogo que já ouvimos falar há tanto tempo, que parece mentira ainda não ter sido lançado. Todos os filmes da saga Star Wars recriados num só jogo com os blocos LEGO. Tudo revisto com um polimento significativo e o mesmo humor desta longa série. Venha ele. Teremos de esperar até à Primavera de 2022… Chegará à na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

Synced: Off-Planet

Se quiserem mais um shooter táctico, com um ambiente futurista e algumas ideias novas envolvendo nanotecnologia, este pode ser o vosso próximo título. Mais será revelado sobre este jogo ainda nesta Gamescom.

The Outlast Trials

Já sabíamos que este título estava a caminho, apenas não sabíamos como seria a sua jogabilidade. O novo trailer mostra exactamente os ingredientes certos para um jogo de acção e terror. Foi revelado que o jogo terá um modo cooperativo e que chegará só no próximo ano.

DokéV

Um título de aventura para coleccionar seres fantásticos. Claramente inspirado em Pokémon, aposta num grafismo soberbo no que nos parece ser um mundo aberto à exploração. Não foi dada nenhuma data de lançamento ou plataformas.

Jurassic World Evolution 2

Já sabemos quando poderemos voltar a controlar o nosso próprio parque temático com dinossauros. O novo trailer da Frontier mostrou mais um pouco da jogabilidade e do grafismo. A data de lançamento foi fixada para 9 de Novembro na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Far Cry 6

Um novo vídeo mostra mais uma porção da história da nossa personagem e da sua missão. Parece realmente mais do mesmo, agora com outro vilão para enfrentar. Já sabem que chegará a 7 de Outubro na PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Vampire The Masquerade: Blood Hunt

Um jogo de combate no género “battle royale” com vampiros. É tudo o que precisam saber sobre este jogo. O novo vídeo apresenta o clã Toreador. Embora não saibamos a data de lançamento, terá acesso antecipado a 7 de Setembro via Steam.

Park Beyond

Há já algum tempo que sentimos a falta de um bom jogo de gestão de parques temáticos. Pelo menos com algo novo. É o que parece que este jogo pretende fazer, com uma abordagem mais experimental. Estará disponível no próximo ano para PS5, Xbox Series X|S e PC.

Jett The Far Shore

Já o conhecíamos, mas tivemos direito a um novo vídeo de jogabilidade e uma data de lançamento. Será lançado a 5 de Outubro na PS4, PS5 e PC.

Horizon: Forbidden West

A Guerrilla Games anunciou que entrou na fase final de desenvolvimento do jogo. Mas, não contem para já com o novo jogo de Aloy. A sua data de estreia foi marcada para 18 de Fevereiro do próximo ano, em exclusivo na PS4 e PS5. Imagens do jogo… nada.

New World

Tivemos direito a um vídeo que nos conta a história e o mito da ilha onde decorrerá a acção. Recordamos que a Beta pública terá lugar a 9 de Setembro. O jogo final estará disponível a 28 de Setembro deste ano.

Lost Judgement

A SEGA apresentou mais um trailer para este seu jogo de acção e aventura, sequela do aclamado Judgement, um spin-off da série Yakuza. O jogo está previsto para 24 de Setembro na PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S. Parece que definitivamente não virá para PC.

Fall Guys: King Louie

Mowgli e companhia vão visitar o divertido jogo de plataformas multi-jogador, trazendo consigo fatos inspirados na famosa série do “Livro da Selva”. Este evento especial irá decorrer em jogo de 3 a 12 de Setembro.

Age of Empires IV

Um novo vídeo apresenta uma nova civilização, o Império Romano e contém ainda uma apresentação da campanha “Rise of Moscow”. O jogo estreia no PC e Xbox Game Pass no próximo dia 28 de Outubro. Mal podemos esperar.

Valheim: Hearth & Home

A primeira expansão de conteúdo do mítico jogo de sobrevivência com inspiração viking está já a caminho, chegando a 16 de Setembro. É focada na construção de habitações e traz novidades para esse fim. O trailer de animação é fantástico, diga-se de passagem.

Crossfire X

Um novo trailer cheio de acção foi apresentado. O jogo continua dado como “Brevemente” para as consolas Xbox. E não sabemos muito mais do que esperar.

Genshin Impact

Aloy de Horizon Zero Dawn é a primeira convidada para integrar este jogo, devidamente estilizada para se enquadrar com a arte do jogo. Chega a 1 de Setembro.

Sifu

É um jogo que honestamente queremos jogar. Depois do seu adiamento, a melhor notícia é que finalmente já tem uma data de lançamento. O novo trailer de acção revela que chegará a 22 de Fevereiro do próximo ano para a PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Death Stranding: Director’s Cut

O que há de novo nesta reedição do famoso jogo de Hideo Kojima? O novo vídeo mostra o grafismo melhorado na PS5 e novas opções de jogabilidade, como um jet pack, uma catapulta e o BuddyBot muito mais eficiente. Há também novos locais para visitar, novas missões e outras novidades curiosas, como uma carreira de tiro e uma pista de corridas. Esta edição definitiva do jogo chegará a 24 de Setembro deste ano à PlayStation 5.

Alguns dos jogos apresentados terão várias sessões ainda nesta Gamescom 2021 com mais vídeos alargados de jogabilidade e outras revelações. Certamente teremos mais destaques para fazer nestes próximos dias… caso se justifique, claro.