Destaques da conferência Xbox na Gamescom 2021

30

Não eram esperadas grandes revelações nesta conferência Xbox durante a Gamescom 2021. Ainda assim, a Microsoft apostou numa transmissão em directo com algumas novidades interessantes e que merecem a nossa atenção.

Para nós, o maior destaque foi o anúncio da chegada do Xbox Cloud Gaming às consolas Xbox One e Xbox Series X|S. Era de prever que, depois do PC, as consolas fossem as próximas contempladas. E agora temos a confirmação. Com esta novidade, os jogadores poderão simplesmente escolher um jogo do catálogo do Xbox Game Pass e, sem o instalar, começar logo a jogar. Se gostarem, instalam. Esta integração está prevista para este Outono no programa Xbox Insider, perto do final do ano para todos os demais utilizadores das consolas.

Quanto a jogos de produção interna, Microsoft Flight Simulator recebeu imensa atenção nesta conferência, mas fizemos um artigo em separado para falar nessas novidades. Quanto a outro exclusivo, Forza Horizon 5, como não podia deixar de ser, teve o prometido direito a tempo de antena. Em dois vídeos podemos ver os carros escolhidos como capa de jogo e também fomos agraciados com os primeiros oito minutos de jogo. Contem também com um novo gamepad personalizado. O jogo, já sabem, está previsto para 9 de Novembro na Xbox Series X|S, Xbox One e PC, também via Xbox Game Pass nas consolas, PC e Cloud.

Outro interessante destaque vai para a importante lição de História que a produção de Age of Empires IV nos deu. São cerca de 10 minutos a debruçar sobre catapultas. O vídeo foi produzido por um canal Britânico e é bastante interessante para os amantes de armas medievais. Quanto ao jogo, nada de extraordinariamente interessante. Continua previsto para 28 de Outubro no PC, também lançado via Xbox Game Pass no mesmo dia.

Noutros lados, a Microsoft apresentou uma série de trailers para expansões a chegar a jogos já conhecidos. Entre eles, Wasteland 3: Cult of the Holy Detonation, Sea of Thieves – Mayhem Ship Set inspirado em Borderlands, State of Decay 2: Homecoming Neverwinter: Jewel of the North. Há muito ainda para jogar neste títulos populares.

Ao nível de novos jogos, contem com mais uma série de bons títulos para jogar nas consolas Xbox e no PC. Ficámos a saber que um dos nosso RTS preferidos dos últimos tempos, Crusader Kings III está a caminho da Xbox Series X|S. Também ficámos a conhecer os novos jogos The Gunk, Into the Pit e Stray Blade. E se estes novos jogos não chegarem, não há problema. O Xbox Game Pass vai também receber lançamentos no primeiro dia dos títulos editados pela Humble Games.

Foi mais ou menos o que esperávamos. Nada de grandes novos títulos, apenas algumas novidades simpáticas para justificar mais umas horas a jogar numa consola Xbox ou PC com Windows 10. O que é só o que os fãs pedem. Ficámos algo desapontados por não ver nada sobre Halo: Infinite. Enfim, teremos de esperar só mais um pouco.