Demonstração do serviço de streaming Project xCloud

179

O programa é uma extensão do plano da Microsoft de jogar “em qualquer lado”.

Com o anúncio da chegada a Portugal do PlayStation Now, parece que a Xbox escolheu a ocasião (não por causa de Portugal, obviamente), para falar do seu próximo projecto rival. No Inside Xbox de ontem o Project xCloud teve direito a um importante destaque.

O projecto foi anunciado em Outubro do ano passado. Trata-se de uma solução de streaming de jogo na nuvem, numa clara resposta ao PS Now. O xCloud tem o objectivo de os levar um crescente catálogo de jogo para uma Xbox ou PC, mas também para os dispositivos móveis, com a promessa de não haver perdas de qualidade a ser jogado num smartphone ou tablet. Esta é uma clara demonstração do serviço.

O sistema é ambicioso, contando com a enorme infraestrutura de cloud streaming da famosa plataforma Microsoft Azure, contando com componentes da Xbox One integrados nos servidores, para dar a melhor performance possível. Na verdade, a única condicionante do serviço é a largura de banda da rede. Por isso, apesar do entusiasmo da apresentadora, jogar via Wi-Fi ou 4G no metropolitano a caminho do trabalho, parece-nos um pouco ambicioso demais.

Ainda não há datas concretas para o arranque do Project xCloud. Contudo, testes públicos estão previstos para este ano.