Demo pública e as muitas datas de lançamento de Anthem

434

A demonstração pública arranca hoje, mas atenção à tabela de lançamentos.

Anthem está novamente nas bocas do mundo. Desta feita, depois da polémica lançada pela demonstração pública que mais parecia uma Beta e que não correu bem, agora há uma nova demonstração aberta a todos. E a EA lançou também uma confusa tabela de lançamentos.

Começando pelas notícias mais simpáticas. Se não tiveram a oportunidade de testar o jogo durante a Demo VIP do passado fim de semana, inicia-se hoje pelas 17:00 (Hora de Lisboa) a fase pública desta demonstração.

Para experimentarem esta demo, basta que passem pela loja da vossa plataforma, a PlayStation Store, Xbox Store ou Origin no PC e descarreguem a Demo sem quaisquer custos (apenas os serviços PS Plus ou Xbox Live Gold, claro). Depois, basta aguardar pela hora do arranque e experimentar. A demo ficará disponível até Domingo, dia 3 também às 17:00 (novamente, Hora de Lisboa).

Assumindo que tudo se mantém como na demo anterior, esperem uma missão de história e uma quantas secundárias, acesso a diversos Javelin e a um esquema de progressão acelerado, começando no nível 10 e podendo ir até ao nível 15. A nossa opinião deste conteúdo está aqui, esperando que a Bioware tenha entretanto resolvido uma boa parte dos problemas que tivemos.

Infelizmente, mesmo que esta demonstração pública corra bem, o jogo estará para sempre marcado com os problemas da Demo VIP e outras questões que têm surgido recentemente. O que pode não ser propriamente justo para o jogo em si, mas a Electronic Arts também não tem feito o seu melhor perante a comunidade.

Uma boa prova disso está na recente tabela de lançamentos (em cima) revelada pela EA e Bioware. Nela podemos ver quando podemos começar a jogar, dependendo da versão que optamos do jogo. Acontece que há datas diferentes dependendo se pré-encomendarem o jogo ou uma versão especial, se subscrevem ou não via EA/Origin Access e se são Premium. Uma confusão que a EA viu-se obrigada a criar uma tabela “no Excel”.

Se subscreverem o Origin Access Premium no PC, jogam por inteiro no dia 15 de Fevereiro. Se só subscreverem o Origin Access no PC ou o EA Access na Xbox One, sem pré-encomendar o jogo, jogam uma trial de 10 horas no mesmo dia. Curiosamente, se optarem pela edição Legion of Dawn, só jogam no dia de lançamento oficial no dia 22.

Se ficaram confusos, também a comunidade ficou. Se a EA precisa de fazer uma tabela com cruzes e vistos, é porque, se calhar, eles próprios notaram a confusão. E foram muitos os que se dedicaram a responder a esta tabela com a mesma crítica. Sobretudo na conta oficial do jogo no Twitter. Para quê tantas datas diferentes para plataformas diferentes?

Já não é muito positivo que os jogadores sejam divididos entre os que podem jogar de forma antecipada no PC com conta Premium no Origin, mais os que podem jogar a trial no PC e na Xbox One com EA/Origin Access, versus, bom, todos os outros.

O que é ainda menos positivo é que a EA e a Bioware se desdobrem em manobras comerciais deste género, puramente a impulsionar a subscrição de serviços, sobretudo perante tantas dúvidas dos jogadores sobre este título.

Anthem será lançado a 22 de Fevereiro para a PlayStation 4, Xbox One e PC. Jogadores que subscrevam o EA/Origin Access começam a jogar logo no dia 15 de Fevereiro ou… consultem a tabela…