DayZ deixa finalmente o acesso antecipado

454

O título desta notícia devia ser “DayZ foi finalmente lançado” mas, dado o processo muito conturbado de desenvolvimento deste título, a notícia a dar é que o jogo deixou a fase de acesso antecipado. Se já foi lançado, porém, é uma incógnita… Já explicamos.

Para quem não sabe, DayZ é um jogo de mundo aberto com zombies criado pela Bohemia Interactive. Tem muitos elementos do que hoje chamamos de Battle Royale, misturados com lógicas sobrevivência, caça, construção e combate, tudo em ambiente multi-jogador.

Tal como o famoso PUBG, este jogo começou como um mod para ArmA 2, tendo começado desenvolvimento para se tornar um jogo final em 2012. Desde então, o jogo sofreu imenso com trocas de equipa, aparente abandono de produção e outras questões que tornaram a data sua estreia um verdadeiro mistério.

Entretanto, desde meados de 2014, a produção parece ter tido um novo fôlego com o anúncio dos ports para PS4 e Xbox One. Quando em Agosto deste ano o jogo chegou finalmente ao Xbox Preview, a mudança de velocidade foi notória.

Agora, finalmente DayZ deixa o programa Early Access do Steam, na sua versão 1.0. Inicialmente, foi lançado apenas no PC, seguem-se as consolas.

Mas, isto não significa que o jogo esteja na sua versão final. Apesar do trailer de lançamento acima, quem segue este jogo há tantos anos já aprendeu a ser céptico. E tem bons motivos para isso. A versão 1.0 lançada nestes dias ainda está longe de ser a ideal.

Há alguns problemas de optimização e de performance que só foram ligeiramente corrigidos numa recente actualização de título. Por outro lado, alguns problemas crónicos subsistem desde as primeiras versões, com alguns jogadores a reportarem Lag, imensos bugs e problemas de ligação. A tal ponto que há quem afirme que este foi apenas uma “manobra de oportunidade a pensar no Natal”.

Contudo, a Bohemia está confiante neste lançamento. Para isso, até dia 17 de Dezembro podem descarregar, instalar e jogar DayZ livremente para testar esta nova versão sem quaisquer custos. Uma óptima oportunidade para ver se, realmente, o jogo está em condições para ser considerado como “lançado”. E se optarem pela compra, nestes dias terão 15% de desconto no preço.

Quanto às consolas, segundo a mais recente informação, deverão receber DayZ no início do próximo ano. Pelo menos é essa a promessa da Bohemia.