Data concreta e mais detalhes para a E3 2021

20

Rumores afastados, a Entertainment Software Association ou ESA já tinha prometido “notícias reais” sobre a E3 2021 nestes dias. E eles aí estão. Além de chegar um pouco mais cedo que o previsto, já temos confirmação de expositores. E há já uma ausência a ter em conta.

A data originalmente avançada para o evento seria de 15 a 17 de Junho deste ano. Contudo, a ESA nunca chegou a confirmar esta data. Finalmente, hoje avançou a data concreta para a E3 2021 se realizar. O evento vai acontecer de 12 a 15 de Junho, antecipando-se em três dias.

Conforme já tínhamos avançado, o evento será online e inteiramente gratuito para todos os interessados. Terá diversos eventos de destaque, com conferências individuais para cada expositor, uma sessão de prémios, uma noite de antevisões e diversos streams de convidados.

Entre esses convidados, estão a Nintendo, Microsoft Xbox, Capcom, Konami, Ubisoft, Take-Two Interactive, Warner Bros. e Koch Media. Notarão a ausência de alguns grandes “players” do mercado, com a Electronic Arts, a Namco Bandai, a SEGA, a Square Enix, a Activision e a Sony PlayStation. Este será mais um ano em que estas empresas não marcarão presença.

Recordamos que 2019 marcou o primeiro ano em que a Sony PlayStation deixou de marcar a sua habitual presença na E3. A empresa nipónica já tinha alterado os seus planos para realizar conferências em separado, apostando já na altura numa abordagem digital. Quanto à Electronic Arts, há alguns anos que aposta no seu evento paralelo EA Play, mais ou menos na mesma altura. E outras empresas como a Activision ou a Bandai preferem apostar numa presença indirecta com outras marcas.

Ainda faltam várias semanas para o evento e é possível que mais empresas se juntem ao evento digital. Ainda assim, no ano passado, antes do cancelamento, já era bem claro que a E3 estava a decrescer em dimensão e relevância. E, na verdade, o vazio criado pelo evento criou a oportunidade para as empresas individuais fazerem os seus próprios showcases.

Enfim, a E3 2021 será com certeza um evento importante. Esperam-se algumas revelações de peso, como possíveis novos projectos da Bethesda agora integrada na Microsoft, possivelmente algo novo das franquias da Ubisoft e ainda não perdemos a esperança de ver a nova Nintendo Switch ou algo que confirme a sua existência.