CryEngine passa a estar virtualmente gratuito para todos

cry-engine-logo

A Crytek anunciou que o seu famoso e robusto motor gráfico para criação de videojogos CryEngine está agora virtualmente gratuito. Na verdade, a empresa adoptou uma política de “Paga o que quiseres” pelo acesso ao software. Boas notícias para quem produz jogos.

Apesar da sua concorrência directa (Unreal e Unity) já possuir acesso gratuito, apenas o CryEngine parecia resistir à tendência. Até agora, tínhamos de adquirir licenças caras e haviam diversas restrições no uso do motor gráfico, além dos infames pagamentos de percentagens por uso e publicação de jogos produzidos no mesmo (Royalties). Já no ano passado, após a aquisição da Crytek pela gigante Amazon salvando a produtora da falência, foi lançada uma versão gratuita, mas modificada, do CryEngine, chamada de Lumberyard. Só faltava mesmo o software-base de renome deixar as licenças avultadas para trás.

Com o lançamento da actual versão CryEngine V, especialmente dedicada à optimização de jogos e experiências em Realidade Virtual, a Crytek adopta o modelo “Pay What You Want” ou “Paga o que quiseres” para obter a respectiva licença. Isto significa que podemos pagar qualquer quantia que entendermos, o que não é realmente gratuito mas acaba por ter essa conotação. Até porque podemos escolher 0€ de valor para “pagar”.

Com este novo modelo de acesso e com a nova versão, acabam também os pagamentos à produtora das tais Royalties ou outros custos de licenciamento por cada jogo produzido e lançado com o CryEngine. E até 70% do valor que definirem para comprar a licença pode ser endereçado a um fundo que a Crytek criou para ajudar projectos de desenvolvimento de jogos Indie. O CryEngine V também estreia uma nova loja online para aquisição de objectos, materiais, sons e outros recursos, criados tanto pela Crytek como pela comunidade.

Saibam mais sobre o CryEngine V acedendo à sua página oficial, onde também poderão saber como podem adquirir a licença.

Comentários

Comentários