Criador de Monkey Island desiste de falar do jogo

24

A série regressará em breve com Return to Monkey Island. Perante o anúncio da Devolver Digital e Lucasfilm Games, seria de esperar que os fãs estivessem contentes. Mas, nem toda a gente sabe “estar”.

Em desenvolvimento pelo estúdio Gilbert’s Terrible Toybox, que é liderado pelo histórico director Ron Gilbert, não podia estar em melhores mãos. Só que o fãs partiram desde logo para a crítica com as primeiras imagens mostradas. Ao que parece, alguns comentários foram tão cáusticos que Gilbert anunciou que simplesmente desistiu de falar mais do jogo.

“É irónico que as pessoas que não querem que eu faça o jogo que eu quero são alguns dos fãs “hardcore” de Monkey Island”, chegou a dizer o director e é isso que o entristeceu mais nos comentários. Gilbert diz mesmo que, ou entram na “incrível montanha-russa” que será este novo título ou “saem do parque de diversões porque não é a montanha-russa que queriam”.

Esta reacção mais irada não caiu bem. Foi um resultado de uma proximidade que Gilbert sempre teve com os fãs da série. E todos sabemos que nem sempre uma grande proximidade resulta bem, expondo os produtores a todo o tipo de pessoas, nem sempre com as melhores intenções. Algumas observações geraram reacções menos ponderadas dos dois lados e, finalmente, Gilbert simplesmente desistiu destas conversas.

Desliguei os comentários. As pessoas estão a ser simplesmente más e tenho de apagar ataques pessoais“, diz a sua última mensagem. Após isto, o produtor apagou a sua conta por completo no bloque Grumpy Gamer onde recebeu alguns dos piores ataques.

Comentários cáusticos são uma “normalidade” dos dias que correm. Debaixo do anonimato, a facilidade de acesso das redes sociais e fóruns, permite dar voz a todos. Isto gera uma “democracia” de opiniões, nem sempre fundamentadas, nem sempre construtivas. Seria de esperar que o director desta série de longa data já soubesse disto.

Esperemos que esta situação não condicione o processo criativo de Gilbert nem a produção do jogo. Return To Monkey Island não tem data concreta de lançamento. Apenas sabemos que chegará algures ainda neste ano ao PC e à Nintendo Switch.