Creation Kit no PC e Mods nas consolas para Fallout 4

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Já está disponível no PC a Beta aberta do Creation Kit da Bethesda dedicado a criar conteúdo para Fallout 4. E o muito esperado e desejado suporte para os mods criados com esse kit para as consolas também está já a caminho. Uma promessa antiga da produção.

Como é dito no próprio vídeo de apresentação pelo director Todd Howard, “o modding faz parte da Bethesda”. De facto, quase todos os títulos recentes desta produtora possuem suporte para a comunidade dar largas à imaginação. E há um mundo inteiro para explorar, cheio de criatividade e boas ideias. Finalmente Fallout 4 recebe uma ferramenta oficial para produzir esses mods com a qualidade esperada. Melhor, vai ser ainda mais fácil partilhá-los.

É possível criar de tudo um pouco: novas armas, novas personagens, armaduras, itens de construção de bases e até é possível missões inteiras com um interface muito parecido às ferramentas que a própria própria produtora usa para produzir o jogo. Até esta nova secção, muitos dos mods já existentes foram criados à parte com programas de terceiros e com partilha online. A instalação poderia obrigar a edição de ficheiros ou instalações complicadas. Agora é muito mais fácil.

Com esta ferramenta, estreia-se também a partilha desses mods através do Bethesda.net. Neste novo sistema embutido no jogo podem, não só descobrir os mods partilhados pela comunidade, como dar pontuação, comentar e gerir a sua instalação, tudo sem sair para o Windows e disponível através de uma secção própria que surgirá no menu principal.

Por agora, o Creation Kit e esta nova funcionalidade só está disponível em Beta Aberta no PC. Para aceder a estas novas funcionalidades, terão de aderir à Beta nas opções do jogo na plataforma Steam. Cliquem com o botão direito do rato no jogo, seleccionem “Definições”, depois “Betas” e na caixa de diálogo escolha “beta”. Se tudo correr bem o jogo passará a ter um novo título “Fallout 4 [beta]” e iniciará a instalação da versão 1.5.

Notem que não é mencionado ainda o que acontece com outros mods entretanto instalados por programas de terceiros. É de esperar que os modders migrem as suas criações actualmente em sites como o Nexus Mods para esta nova plataforma, possivelmente sem grandes alterações. No entanto, será melhor não arriscar com compatibilidades e sugerimos ir removendo os mods que o permitam antes desta actualização. Recordamos que os savegames podem ficar corrompidos por falta de ficheiros de mods apagados ou incompatíveis ficando irrecuperáveis.

Quanto às consolas, vamos ter de esperar mais um pouco. A produção espera implementar exactamente o mesmo sistema de partilha do Bethesda.net mas não para já. A Xbox One irá receber o novo suporte já no próximo mês de Maio e PlayStation 4 só em Junho.

Ansiosos por melhorar um dos jogos do ano ainda mais? Aqui para nós, o nosso Fallout 4 no PC já não se parece nada com o original. Texturas, animações, armas e mecânicas estão irreconhecíveis. Felizmente para melhor, uma vez que os apaixonados modders gostam do que fazem.

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