Cortana, nova loja comum e música de fundo a chegar à Xbox One

cortana

A Microsoft anunciou recentemente que diversas actualizações que se iniciarão no final deste mês irão trazer imensas novidades à Xbox One. Algumas destas novidades visam o estreitamento operacional entre a consola e o sistema operativo Windows 10.

Há uma actualização planeada que irá comemorar o primeiro aniversário do Windows 10, celebrado no próximo dia 29 de Julho. Mas parece que essa actualização chegará já no próximo mês de Maio, no que a Microsoft chama de “Windows 10 Anniversary Update”. Esta destina-se tanto ao PC como à Xbox One, num estreitamento cada vez mais forte entre a consola e o sistema operativo.

Esse estreitamento é evidente com a nova Loja Online que irá juntar a Xbox Store e a Windows Store numa só. Ao contrário do que acontece agora, as lojas são independentes entre si, obrigando a instalar uma aplicação diferente no PC para as duas. Na consola, nem sequer há uma aplicação que permita acesso à Windows Store. Nesta próxima actualização, finalmente a Microsoft irá fundir as duas numa só loja.

Uma novidade interessante é que também irá ser possível ouvir música enquanto jogamos na Xbox One. Por enquanto, só é possível ouvir música se colocarmos uma aplicação de música em “snap” (ao lado do ecrã de jogo). Futuramente, a música tocará em pano de fundo de forma independente.

E uma das mais esperadas novidades é Cortana. A célebre companheira virtual de inteligência artificial que nos auxilia em pesquisas, comandos e outras funcionalidades está para chegar à consola Xbox One. Na XBO irá permitir procurar jogos, lançar desafios e oferecerá truques e dicas. No entanto, como já sabem, Cortana ainda não está disponível no território de Portugal. Assim sendo, esta novidade pode passar-nos ao lado… uma vez mais.

Ainda não há datas concretas para a disponibilização desta actualização da Xbox One e Windows 10. Conforme dissemos, parece que irá acontecer algures em Maio, muito possivelmente primeiro para membros do Xbox Preview (e Windows Preview). E o mais provável é a actualização chegar para todos só mesmo em Julho.

Comentários

Comentários