Conhecido o vencedor da 6ª edição dos Prémios PlayStation Talents Portugal

70

Foi na tarde do dia de ontem que foram revelados os vencedores dos Prémios PlayStation Talents Portugal nas diferentes categorias entre os 10 finalistas, incluindo o mais inovador, arte e narrativa. Este ano, a cerimónia foi mais discreta, com uma transmissão no programa Modo PlayStation.

Esta sexta edição do PlayStation Talents foi transmitida em directo no Youtube, perdendo a habitual presença de convidados e imprensa. Relembramos que o principal objectivo deste programa é encontrar os melhores talentos em projetos de videojogos criados em Portugal. Por isso, perder a grande festa dos anos anteriores é um pouco desapontante mas, infelizmente, necessário.

Nesta edição foi feita uma pequena alteração. Os 10 projectos finalistas, que anunciámos em Outubro, tiveram de entregar uma versão jogável do seu título para poderem ser validados. No final, o júri elegeu os títulos que mais impressionaram nas seguintes categorias:

  • Prémio Imprensa: Nur (Bedbed)
  • Melhor Jogo Infantil: Nur (Bedbed)
  • Melhor Arte: Careto (MA Studios)
  • Prémio Especial Games for Good: Maia: Unhappily Ever After (Perpetuos Games)
  • Melhor Narrativa: Detective Philadelphia (Cinema Shark Productions)
  • Melhor Utilização das Plataformas PlayStation: Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega)
  • Jogo Mais Inovador: Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega)

Podem ver a transmissão na íntegra aqui:

O grande vencedor desta edição foi Evil Below. Este é um jogo com uma premissa muito interessante. Trata-se de um jogo de terror que utiliza o microfone do comando para detetar a respiração do jogador e usá-la como elemento de interacção.

Para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, podendo chegar a mais de 113 milhões de consolas em todo o mundo, a produção de Fábio Barbosa e José Ortega receberá ainda 10.000 euros em dinheiro para o desenvolvimento do seu jogo. Terá também um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing nos canais PlayStation avaliada em 50.000€ e um kit de desenvolvimento PS4. Parabéns aos vencedores.