Confirmado: Xbox Series X e S lançadas a 10 de Novembro

35

A data tinha sido avançada ontem quando uma série de fugas de informação revelaram a Xbox Series S, uma versão “light” da Xbox Series X. Entretanto, a Microsoft já confirmou quase tudo, inclusive preços e outras informações.

Sim, dia 10 de Novembro entraremos na nova geração Xbox. A Xbox Series X é descrita como a mais poderosa consola de sempre, com tecnologia de ponta, inclusive suporte para 4K nativo, Ray Tracing via DirectX, rácios de fotogramas até 120 fps, Variable Rate Shading, Spatial Sound via Dolby Atmos, entre outras tecnologias. A consola será também mais rápida, graças a uma tecnologia de drive SSD e HDMI 2.1.

Por seu lado, a Xbox Series S, embora mais pequena e sem unidade de leitura óptica (solução “All Digital”), é descrita como tendo características “semelhantes”, o que nos dá a entender que terá a mesma performance, esperemos que sim. Contudo, conta com um preço mais acessível de 299€ (finalmente confirmado em Euros), enquanto que a Xbox Series X terá um custo anunciado de 499€.

Mas, há mais anúncios de peso para esta próxima geração. O Xbox All Access será finalmente alargado a mais 12 países, com um custo fixo mensal podem adquirir uma destas consolas 24,99$ Dólares no caso da XSeries S e 34,99$ Dólares (Valor em Euros a confirmar), uma subscrição Xbox Game Pass, uma subscrição Xbox Live Gold, uma subscrição EA Play durante 24 meses. Infelizmente, Portugal não aparece contemplado neste programa, pelo menos por agora.

E, sim, leram bem, o EA Play, o serviço de subscrição da Electronic Arts vai passar a estar incluído sem mais custos no Xbox Game Pass. Embora seja o EA Play simples (não o mais apetecível EA Play Pro), todos os subscritores de o Game Pass nas consolas Xbox ou nos PCs com Windows 10, passam a ter também acesso à oferta de jogos deste serviço da EA.

Ficou só por confirmar as disponibilidades das novas consolas nas várias regiões. Não é referenciado nenhum lançamento faseado como aconteceu com a Xbox One. Contudo, é de esperar que a consola não fique disponível de imediato em todos os países, seja por falta de stock, seja por questões logísticas. Vejamos se este lançamento corre melhor à Microsoft.