Confirmado: Mass Effect Trilogy e um novo título a caminho

23

Depois de muitas especulação e umas fugas de informação, está finalmente confirmado que teremos uma reedição da trilogia de Mass Effect. Mas, o director da Bioware, Casey Hudson, tinha outra surpresa para os fãs: um quarto título está também a ser produzido.

OK, no rigor Mass Effect: Andromeda será o quarto título da série. Contudo, para muitos, nunca chegou a convencer e nunca foi realmente “admitido” no cânone, pelo menos pelos fãs. E esta realidade parece ser também uma posição da produção, uma vez que a agora anunciada Mass Effect: Legendary Edition apenas inclui as remasterizações dos três jogos originais, os tais que reuniram legiões de fãs.

Segundo Hudson revelou na sua mensagem no âmbito da celebração do N7 Day (a celebração anual de Mass Effect), a trilogia irá receber um upgrade de “texturas, shaders, modelos, efeitos e características técnicas”, inclusive resolução 4K. Esta foi uma tarefa hercúlea, no que chama de “três jogos enormes”. A ideia, segundo o produtor, não foi fazer um remake dos jogos mas, sim, modernizá-los. Assim, temos a garantia que a história original do Comandante Shepard está intacta.

Mass Effect: Legendary Edition será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PC, com compatibilidade assegurada na PlayStation 5 e Xbox Series X na Primavera de 2021.

Ainda assim, já sabíamos que esta reedição estava a caminho. A verdadeira surpresa surgiu da revelação de Hudson que um Mass Effect 4 estaria em produção. O produtor chama de “próximo capítulo do universo Mass Effect”, pelo que só podemos especular que seja uma continuação da trilogia ou algo inteiramente novo nesta franquia. Dificilmente seria uma continuação de Adromeda.

Infelizmente, revela Hudson, a produção está em fases iniciais, pelo que não pode dizer muito por agora. Contudo, ficam prometidas mais informações no futuro, certamente a apontar para esta nova geração de consolas que arranca nestes dias. E nós, claro, estaremos atentos.

Pelos vistos, aquela reunião do elenco original que noticiámos não foi realmente inocente. Ao que parece, os actores celebram o regresso das suas vozes e da visão dos criadores com esta trilogia remasterizada. Resta saber se também aparecerão no quarto jogo. Esperemos que sim…