Comissão Europeia opõe-se oficialmente ao negócio Microsoft – Activision

Activision-Logo

A compra da Activision por parte da Microsoft sofreu um duro revés. Desta vez, é sério e potencialmente impeditivo da sua concretização. A Comissão Europeia manifestou objecção quanto ao negócio.

Em Dezembro do ano passado, já tínhamos dado conta que a CE tinha iniciado uma investigação sobre o negócio (apesar de uma aprovação preliminar sem condições em 2021). Na altura, um conjunto de produtores de jogos e distribuidores foi interrogado acerca do negócio, pedindo a opinião sobre tópicos, como uma “degradação da qualidade” nos jogos da Activision em consolas concorrentes ou os efeitos de uma possível “exclusividade parcial” nas plataformas da Microsoft.

Pois bem, parece que os resultados dessa investigação foram claros para a Comissão. Segundo uma nota à imprensa, a CE acha que “a Microsoft poderá no futuro ser incentivada a bloquear o acesso à franquia popular Call of Duty”, dando eco às preocupações da Sony PlayStation. Por outro lado, continua o comunicado, esse tipo de estratégias “poderão reduzir a competição nos mercados (…), levando a preços elevados, menor qualidade e menos inovação”, algo que afectará inevitavelmente os consumidores.

Por seu lado, a Microsoft respondeu que está a ouvir “atentamente” as preocupações da Comissão Europeia e está confiante que irá “abordá-las”. Como é que a empresa poderá garantir que irá manter o acesso de Call of Duty e outros títulos, tendo tudo nas suas mãos? Vão mesmo perder a oportunidade de lançar uma farpa na concorrência? Isto pode ser apenas bluff, algo temporário, só para ver o negócio avançar.

Esta compra parece cada vez menos provável nestes dias. Está a ser investigado pelas autoridades de concorrência nos EUA, União Europeia, Brasil, Chile e Arábia Saudita. Todos estes países poderão objectar contra o negócio para o tentar impedir. Resta saber se esse impedimento poderá ser rompido com restrições ou pressão corporativa. Porque todos sabemos que nestas coisas… é uma questão de “preço”.

Comentários

Comentários