Comissão Europeia aprova o negócio Activision + Microsoft

EU+Commission+logo

Embora algo toldada pela recente decisão de oposição ao negócio pela Autoridade Britânica, a Microsoft teve hoje um importante passo em frente na sua aquisição da Activision. A Comissão Europeia aprovou o negócio.

Inicialmente, a CE mostrou-se a favor do negócio. Contudo, no início deste ano as muitas acusações e “ruído” gerado à volta desta aquisição, levou a um novo processo de análise. Entretanto, a sua decisão havia sido adiada, claramente para aguardar pelo resultado da investigação da CMA Britânica.

Apesar da decisão desfavorável do Reino Unido, por seu lado a CE não se opõe ao negócio, mesmo tendo manifestado as mesmas preocupações quanto à concorrência e distribuição dos jogos Activision em plataformas de terceiros. Contudo, segundo o documento publicado, o negócio é aprovado com algumas condições.

Para a Comissão, a proactividade da Microsoft de realizar acordos com outras plataformas e empresas terá feito resultado, como um sinal da sua intenção de manter os jogos acessíveis à concorrência. Contudo, as empresas envolvidas devem trabalhar para melhorar a oferta de Cloud Gaming para o futuro, propondo uma “licença livre” no mercado Europeu para o streaming de jogos da Activision em “qualquer plataforma”, seja no PC, seja nas consolas.

Curiosamente, a CE afirma que a Microsoft “não tem incentivos para recusar distribuir jogos Activision à Sony”, algo que a empresa Nipónica certamente poderá refutar. Contudo, mesmo que o fizesse, para CE remover jogos como Call of Duty das consolas PlayStation “não iria prejudica significativamente a competição no mercado de consolas”, porque, citamos, “Call of Duty não é tão popular na região Europeias como noutras regiões”… não parece uma avaliação muito ponderada.

Esta não é, obviamente, uma porta totalmente aberta, apenas uma pequena frecha. Ainda falta a Americana FTC decidir se aprova ou não o negócio. Contudo, esta decisão favorável era o “boost” que a Microsoft precisava para tentar influenciar que ainda se opõe a mudar a sua opinião. Se houve um passo atrás no Reino Unido, pode dizer-se que hoje foi dado um importante passo em frente. Agora, está tudo em aberto.

Comentários

Comentários