Cantanhede prepara-se para receber a primeira exposição de ZX Spectrum

exposicao-load-coimbra

Para celebrar o 37º aniversário do ZX Spectrum, Cantanhede irá receber uma exposição inédita com mais de uma centena de Spectrums assim como de vários dos seus periféricos, manuais, livros e revistas da época.

A organização está a cargo de João Diogo Ramos, curador desta enorme colecção que contará com a parceria do Museu da Pedra e do Município de Cantanhede para receber a sua colecção. A exposição abrirá as portas às 15h00 do dia 27 de Abril e contará com uma tertúlia com os seguintes convidados:

  • Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede
  • João Diogo Ramos, curador da coleção
  • André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair
  • Gonçalo Quadros, entrevista ao fundador da Critical Software
  • António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Dept. Eng. Informática da Universidade de Coimbra, co-fundador do Instituto Pedro Nunes e proponente do Projecto MINERVA (informática nas escolas nos anos 80).

Toda a exposição LOAD”” está estruturada com base na coleção Geração Spectrum, que tem sido apresentada em fóruns e eventos da área a nível nacional e internacional. É
constituída por cerca de 100 computadores Spectrum de Países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Polónia, Egipto, Argentina ou Brasil e inclui inúmeros periféricos (sistemas disquetes, gravadores cassetes, sistemas cartuchos, impressoras, modems, joysticks, ratos, canetas óticas, monitores, cassetes, cartuchos, discos vinil ou teclados externos), manuais, livros e revistas de época. Outra vertente da coleção é dedicada à história das empresas de Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, e contempla todos os
veículos elétricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, TVs de bolso e rádios/aparelhos áudio.

Após a recepção, será feita uma visita guiada pela exposição com os participantes.

Comentários

Comentários