Código fonte de chips AMD sequestrado por hackers

amd

A notícia original partiu da própria gigante de hardware AMD. A empresa reportou que “alguém” terá contactado a empresa exigindo dinheiro em troca de informação confidencial sobre futuros GPUs. Entre eles, poderá estar o chip produzido para a Xbox Series X.

Segundo conta em várias fontes online, um hacker (ou grupo) desconhecido, terá furtado o código fonte dos próximos chips Big Navi (Navi 10 e Navi 21) e Arden, sendo esta última a geração que alegadamente equipará o GPU da próxima Xbox. Segundo o site IGN, estes piratas terão exigido 100 milhões de dólares de resgate pela informação e, ao que parece, a AMD terá negado o pagamento

Esta situação terá levado os piratas a publicar diversa porções deste código via GitHub, com a AMD a responder com diversos processos judiciais para os remover logo de seguida. O grupo não parece ter recuado na sua intenção de lucrar com este roubo, porém, e estará agora a tentar vender a informação a quem pagar mais.

Por outro lado, embora reconheça a legitimidade da informação furtada e parcialmente partilhada, a AMD diz que o que os hackers têm em mãos, “não é importante para a competitividade ou segurança dos seus produtos gráficos”. Seja como for, para iniciar processos judiciais contra o que foi divulgado temporariamente, é porque a informação terá alguma importância.

Nesta indústria de milhões, empresas como a AMD ou Nvidia têm os seus segredos muito bem guardados. Ou, pelo menos, deviam. Não só existe o perigo de expor o seu hardware a espionagem industrial, algo que pode dar vantagem aos produtores rivais, mas também pode dar armas aos hackers para encontrarem falhas na estrutura dos chips, explorando possíveis actos ilícitos.

E, com tanto em risco, não só no caso da visada nova Xbox Series X, mas também outros produtos no horizonte também com chips de arquitectura da AMD, inclusive a própria PlayStation 5, a gigante de hardware tem muito a perder se não conseguir reaver estes segredos intactos.

Comentários

Comentários