Co-criador de DOOM anuncia novos níveis para o jogo original

220

DOOM faz 25 anos e teremos um novo episódio criado pelo próprio John Romero.

Em jeito de celebração aos 25 anos de DOOM, John Romero, o co-criador deste mítico First Person Shooter, anunciou um “megawad” gratuito para o jogo lançado em 1993. Esta ofera surge através do seu novo estúdio Romero Games.

Este megawad, intitulado Sigil é, segundo Romero, um sucessor espiritual de DOOM que situa-se entre o primeiro jogo e os acontecimentos de DOOM II. Inclui nove níveis que compõem um novo episódio e outros 9 níveis para Deathmatch.

Para os mais curiosos, um megawad é um conjunto de vários WADs e um “WAD” é o formato por defeito de DOOM e DOOM II, que significa “Where’s All the Data” (em tradução livre: “Onde está tudo a informação”). Estes ficheiros contêm toda a configuração de cada nível, incluindo a arquitectura, os objectos, inimigos, etc. Como tal, podemos considerar que Sigil seja um mod, uma colecção de níveis criados pelo designer original do jogo.

Nas perguntas frequentes, Romero escreveu o porquê de ter feito todos estes níveis: Quando lançou o E1M8B e E1M4B em 2016, que por cá jogámos na nossa rubrica 2nd Player, muitos jogadores pediram para Romero considerar um novo episódio para o 25º aniversário. E foi isso mesmo que decidiu fazer.

Como qualquer outro mod, Sigil será gratuito. Contudo, para fazer algo especial, foram criadas duas edições limitadas para os coleccionadores. Ambas foram concebidas com arte da autoria de Christopher Lovell, cujo trabalho tem surgido em muitos álbuns de música heavy metal. Serão editadas pela Limited Run Games. Saibam o que contém:

Beast Box of Sigil:

  • Caixa numerada e assinada por John Romero
  • Uma pendrive USB em formato de uma disquete 3.5” que inclui o megawad
  • Banda sonora de Sigil, composta pela banda Buckethead
  • Um poster de 20cm x 25cm com a ilustração de Sigil e assinada por Chistopher Lovell
  • Uma pequena estátua com a cabeça de John Romero espetada num espigão
  • Uma moeda com o formato do símbolo do jogo
  • Dois autocolantes: o logótipo de Sigil e o logótipo do estúdio Romero Games

Standard Edition:

  • Uma pendrive USB em formato de uma disquete 3.5” que inclui o megawad
  • Banda sonora de Sigil, composta pela banda Buckethead
  • Dois autocolantes: o logótipo de Sigil e o logótipo do estúdio Romero Games

Apesar deste lançamento surgir de uma das mentes deste clássico, não podemos considerar esta nova porção como cânone. Isto porque a propriedade intelectual de DOOM, como sabem, pertence à id Software e à Bethesda. Contudo, sem dúvida que é um apetecível objecto de colecção para qualquer fã.

As encomendas estão abertas até o dia 24 de Dezembro e serão enviadas a partir de Fevereiro de 2019, altura em que Sigil será lançado.