Chegaram as placas gráficas Intel DG1 Iris Xe

intel-iris-xe

Já não temos apenas duas “players” no mercado das placas gráficas. A Intel lança nestes dias a sua resposta directa à concorrência da Nvidia e AMD. Trata-se da nova linha placas gráficas Intel DG1 Iris Xe, para já lançadas pela Colorful e ASUS.

Estas não são verdadeiramente as primeiras placas gráficas desta arquitectura, uma vez que a Intel já tinha produzido as suas próprias placas. Também os PCs equipados com o CPU “Tiger Lake” já tinham este GPU integrado, inserido na tecnologia de chips Intel DG1. Contudo, estas são as primeiras placas a chegar de forma individual ao retalho, tentando emular o que as marcas rivais já fazem há algum tempo: lançam um novo GPU e depois as empresas terceiras concebem os seus próprios modelos.

Colorful DG1 4GB

Ainda assim, não esperem performances de topo destas novas placas. O intuito destas é oferecer um GPU modesto a preço acessível. A nova placa tem apenas 4GB de VRAM (LPDDR4x) e um relógio de núcleo na ordem dos 1700MHz. Ainda não temos informação de benchmarks concretos mas foi dito que as suas prestações em aceleração gráfica são a condizer, com apenas 2.1 TFLOPS anunciados.

ASUS DG1 4GB

Em termos de ligações, esperem três saídas de vídeo (DVI-I, HDMI e DP), capacidade de aceleração e descodificação de vídeo, Adaptive Sync e suporte para monitores HDR. Curiosamente a placa não parece ter suporte para o API DirectX, apenas para Vulkan, OpenGL e OpenCL, o que poderá não “agradar” a uma boa porção de jogos.

Ou seja, este é apenas um primeiro passo da Intel a criar um GPU gráfico separado da sua tecnologia de CPUs. Ainda não é desta que a Nvidia e AMD estão ameaçadas. Contudo, já devem temer o surgimento de um terceiro competidor. Todas as esperanças estão já na futura geração Intel DG2, essas sim já com ambições bem mais altas.

Comentários

Comentários