O outro grande jogo da CD Projekt RED: Cyberpunk 2077

1920x1080_Logo

Há ainda pouca informação sobre Cyberpunk 2077, a próxima aventura da produtora Polaca, CD Projekt RED que nos trouxe a série The Witcher. O que se sabe é que a produtora pretende criar um jogo ainda maior que o último The Witcher III. Ambição à parte, adaptar a realidade dos jogos-de-mesa a um videojogo é uma empreitada complexa.

O projecto foi apresentado em 2012, durante uma conferência promovida pela produtora. Na altura, foi mencionado que se tratava de um RPG de mundo aberto (estilo sandbox), inspirado numa série de jogos-de-mesa com o mesmo título passados numa cidade futurista chamada “Night City“. O enredo é uma directa continuação da história escrita por Mike Pondsmith.

Quem estiver a par de jogos-de-mesa Retro, vai-se recordar de uma série de Role Play com o mesmo nome no final dos anos 80. Os títulos do género “pen and paper RPGCyberpunk 2013 (1988) e Cyberpunk 2020 (1990) foram os primeiros com algum sucesso na comunidade, tendo sido lançado um novo conjunto Cyberpunk V3.0 já em 2005.

Na altura do anúncio do projecto do videojogo, a equipa demonstrou a ambição de criar um título fiel aos jogos de mesa e que revisitasse locais e eventos dos mesmos, com muita tecnologia e a incontornável questão da ética e da moral com relação ao uso dessa tecnologia para “melhorar” o ser humano. Pondsmith demonstrou total apoio e está a colaborar com a equipa na criação deste primeiro videojogo da série. Claro que a lógica do Role Play terá de sofrer algumas modificações para a realidade dos videojogos modernos, sobretudo se a intenção é criar um RPG sandbox.

E a CD Projekt RED parece estar à altura. O Português José Teixeira, artista de efeitos visuais da produtora Polaca, falou recentemente com ao site MCV acerca deste jogo. “O Cyberpunk é muito maior que qualquer outra coisa que a CDPR tenha feito antes”, disse o José, “Muito, muito maior. Estamos mesmo a entrar no desconhecido em termos de complexidade, dimensão e problemas que encontramos.” Acerca do Witcher III, José disse que foi um óptimo veículo de aprendizagem, “que o novo jogo vai beneficiar”.

Mais novidades sobre este Cyberpunk 2077? Teremos de esperar que a produção do Witcher III termine, não só com a primeira Expansão já na próxima semana, como uma segunda Expansão de nome “Blood and Wine” com data ainda por anunciar. Talvez em finais de 2016 ou inícios do ano seguinte tenhamos mais informações sobre este novo jogo. Até lá, só temos mesmo as poucas imagens de conceito, o enigmático teaser acima, um escaso site oficial e a ambição da equipa em produzir algo melhor e maior que o que já foi feito. A avaliar pela qualidade da série The Witcher e pela aclamada qualidade da escrita da série de jogos-de-mesa Cyberpunk, vem aí algo fantástico.

Comentários

Comentários