Casey Hudson regressa e Aaryn Flynn deixa a Bioware

BioWare

Podem achar que esta notícia é irrelevante, tratando-se de uma mera mudança na gestão da Bioware, um estúdio da Electronic Arts. Contudo, dado que os maiores sucessos desta produtora surgiram com Casey Hudson na liderança, poderá ser uma novidade interessante.

Aaryn Flynn tomou o cargo de General Manager da Bioware em Agosto de 2014. Estando há 17 anos ao serviço da produtora, assumiu nessa altura o cargo de chefia. Sob a sua orientação estiveram diversas expansões para o MMORPG Star Wars: The Old Republic, Dragon Age: Inquisition e, sim, o incompreendido Mass Effect: Andromeda. Flynn nunca teve um papel técnico nestas produções, porém.

Pelo contrário, Casey Hudson foi sempre tido como a mente por detrás de projectos como Knights of the Old Republic e a trilogia original de Mass Effect. Todos ficaram apreensivos quando decidiu abandonar a Bioware em 2014. Muitos acreditam que Hudson nunca permitiria o que aconteceu com ME: Andromeda, por exemplo. Contudo, também foi Hudson que defendeu o final de ME:3… enfim.

Tanto o director demissionário como o regressado escreveram as suas mensagens acerca desta troca. Flynn agradece aos jogadores, explicando como foram eles que o impulsionaram no seu trabalho na Bioware. Hudson, por seu lado, explica que o seu regresso faz-se depois de três anos de transformação necessária, chegando agora cheio de ideias naquela que considera a sua “casa”. Se quiserem, podem ler as mensagens integrais de Aaryn Flynn e Casey Hudson.

Os motivos que levaram a esta mudança, ou mesmo os que levaram à troca inversa em 2014, são desconhecidos. Contudo, não podemos evitar de pensar que a insatisfação geral pelo resultado final de Mass Effect: Andromeda, sendo depois visível a clara preferência do esforço estúdio pelo seu futuro jogo Anthem, levaram muitos a questionar a capacidade de liderança e de organização de Flynn.

Talvez Casey Hudson não venha fazer milagres pela produtora. Mas, uma coisa é certa: ao contrário de Aaryn Flynn, Hudson colocou o seu nome nos projectos de maior sucesso para a produtora. Teve sempre uma relação muito achegada com os fãs e a sua ausência fez-se sentir. O seu regresso está a receber muito interesse na comunidade e há esperança que mesmo ME: Andromeda receba uma nova atenção.

Comentários

Comentários