Carregar comandos de consola num minuto? Sim, diz a PDP.

PDP-Super-Charger-800×420

Com a vasta maioria dos comandos actuais para consolas a optarem por tecnologia sem fios, naturalmente que a autonomia é uma preocupação. A meio de um jogo, ou a bateria ou as pilhas descarregam e ou temos um outro comando carregado pronto ou temos de ligar o cabo para carregar durante largos minutos. A PDP alega ter uma solução que vai revolucionar esta dinâmica.

Apesar do uso de cabo de carregamento não ser grande preocupação, poder carregar rapidamente um comando pode prevenir algumas chatices. A produtora PDP, mais conhecida pelos seus auscultadores e comandos alternativos coloridos, anunciou na recente feira de electrónica e tecnologia CES 2016 ter desenvolvido uma bateria para 8 horas de uso e respectivo carregador com capacidade de a carregar por completo apenas num minuto. Parece bom demais para ser verdade, mas a tecnologia por detrás deste avanço técnico pode revolucionar o mercado e não apenas nos comandos de videojogos.

Apesar dos pormenores estarem obviamente omitidos, numa entrevista ao site Polygon, o Director de Desenvolvimento de Produto da PDP Christopher Dingle explicou que “Será mais uma reacção física que uma reacção química, é um novo tipo de unidade de carga química.” Vago… Até agora, as tecnologias de baterias não evoluíram muito, variando entre as de Lítio-Iões ou de polímeros. Estas são propensas a perdas de autonomia, viciamento e até perda total de capacidades. A carga pode demorar vários minutos ou até horas, dependendo da arquitectura e uso.

A solução da PDP (acima, imagens da Polygon) foi apresentada na CES com uma bateria adaptada num comando Xbox One (que permite inserção de baterias de terceiros). Aqui para nós, a bateria é gigante e altera a ergonomia do comando. Segundo a Polygon, no entanto, este protótipo não estava funcional, pelo que a revelação da empresa perdeu um pouco do impacto. Isto porque, apesar de alegarem já terem a tecnologia a funcionar, não a puderam demonstrar.

A ser verdade, a PDP prevê iniciar a pré-venda e aceitar encomendas até ao final deste ano. O pacote que inclui a bateria especial e respectivo carregador deverá ter um preço aproximado de 99 Dólares (Cerca de 92€).

Comentários

Comentários