Capcom já está a punir os “Rage Quitters” de Street Fighter V

street-fighter-v

Rage quitting” é o termo usado para quando jogadores abandonam os combates de forma propositada quando estão a perder. É uma prática comum no Street Fighter V porque não havia qualquer tipo de punição para quem o faz. Até agora…

Este problema tem provocado uma onda de protestos junto da Capcom e não é para menos. Certamente que ninguém gosta de estar a meio de um combate, onde por acaso está a vencer e o adversário sai sem qualquer aviso, fazendo-nos perder todos os pontos acumulados. Entretanto, a Capcom sempre esteve a par deste problema, mas não tinha forma de o combater, pelo menos até agora.

Primeiro, qual é a razão do abandono dos combates? Não é só mau perder! Desde o lançamento deste Street Fighter que é possível abandonar os combates online para manter as estatísticas das vitorias consecutivas e os League Points. Desta forma, os jogadores batoteiros mantêm-se no topo das tabelas classificativas dando a ilusão que são melhores jogadores do que realmente são.

Tal como indiquei, a Capcom não tinha forma de combater esta estratégia e ainda não tem uma forma definitiva de o fazer, porque um jogador pode abandonar um combate por falta de ligação à internet ou qualquer outra razão que o faça desligar do combate. Afinal de contas problemas acontecem. Então como pode a produtora perceber se a saída foi intencional ou não?

Simples, pede ajuda à comunidade. A tarefa pedida pela produtora foi tão simples como pedir vídeos e imagens de qualquer um que abandonasse os combates. Desta forma dá a conhecer a todos os outros jogadores de que tem este mau hábito e permite à Capcom monitorizar combates para verificar se é uma prática comum do jogador em causa.

Por incrível que pareça, este sistema funcionou bastante bem e a Capcom revelou num post do seu blog que já puniu 30 jogadores com hábitos de Rage Quitting, retirando-lhes os League Points, prometendo continuar a fazê-lo semanalmente. Claro que a Capcom tem os seus próprios critérios de avaliação e só está a implementar esta acção contra os infractores mais comuns. A quem aconteceu uma saída esporádica de alguma sessão, não precisa de se preocupar.

Este sistema, será apenas temporário até a Capcom consiga arranjar uma forma automática para descobrir todos os Rage Quitters e, num futuro próximo, não seja necessário enviar mais vídeos à produtora.

Comentários

Comentários