Borderlands 3 lançado com muitos problemas no PC

102

Por agora, não joguem no DX12 e fechem a Epic Games Store…

Ser a plataforma mais avançada tecnologicamente, não significa que seja a mais isenta de problemas. Pelo contrário, historicamente as versões PC do jogos costumam ser as que mais ajustes precisam. Que o diga a Gearbox Software com o seu Borderlands 3.

O lançamento ocorreu ontem à noite (hora de Lisboa), mas nem todos os jogadores tiveram condições de jogar. Horas depois de ficar disponível no PC, as redes sociais (como o Reddit) e fóruns de ajuda encheram-se de queixas de problemas sérios.

Os jogadores reportaram algumas falhas de optimização da imagem, inclusive na representação de efeitos visuais ou de texturas. E muito falam de quebras constantes ou inconsistências nos fotogramas por segundo (FPS). Estas questões de optimização podem ser relacionadas com o hardware, ainda assim são estranhas e um pouco inaceitáveis. Até porque a Nvidia lançou há dias um driver dedicado a este jogo.

Entre as inúmeras soluções para os problemas mais graves de performance, os jogadores estão a concluir que mais vale não usar a versão DirectX 12. Outros sugerem reduzir os presets, mesmo que tenham um PC com hardware acima do recomendado. Há até mesmo quem diga que a sua performance melhorou quando fecharam a aplicação da Epic Games Store depois do jogo arrancar. Estranho.

Estes problemas, que parecem ser perfeitamente aleatórios e são relacionados principalmente com a performance do jogo. Mas, há outras questões muito estranhas. Há quem reporte falhas nos controlos que afectam a mira das armas ou a movimentar a câmara de jogo. Pela descrição, parecem erros na detecção de input dos teclados e ratos ou gamepads, um erro ainda mais estranho e que devia ter sido perfeitamente detectado e mitigado na produção pré-lançamento.

Certamente a Gearbox Software e a 2K Games estão atentas a estes problemas da versão PC de Borderlands 3. O jogo também está disponível na PS4 e Xbox One, aparentemente sem problemas deste calibre ou de maior significância.

Por cá, não tivemos nenhum problema com nenhuma versão do jogo. Porque também não o recebemos a tempo de o testar neste dia de lançamento. Dada a estranha política de disponibilização do jogo para análise, não o tivemos antes do lançamento… nem depois. Vejamos se quando o tivermos estes problemas já estarão resolvidos.