Bleak Faith: Forsaken acusado de roubar conteúdo de Elden Ring

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Dizer que um “souls like” de alguma forma “rouba” conteúdo de um jogo da From Software é algo irónico. Contudo, a produção de Bleak Faith: Forsaken está a braços com uma acusação nesse sentido.

Convenhamos que os “souls like” derivam bastante dos Dark Souls originais e há muitos que nem escondem a “cópia” clara de alguns elementos. Há estúdios empenhados em criar algo realmente único mas, nem sempre é o caso. Há tantos “souls like” por aí que, se a From Software iniciasse processos, poderia não ter tempo para mais nada, nem para produzir jogos. Agora, plagiar arte, animações ou itens dos seus jogos é que é algo mais grave.

Os Archangel Studios foram acusados disso mesmo, de roubar animações de personagens de Elden Ring. A potencial descoberta vem de um modder chamado Meowmaritus que se engana no nome do jogo (está desculpado) mas diz que usa “animações extraídas directamente de Elden Ring”. E prova isso mesmo colocando um vídeo online:

As “provas” são, de facto, comprometedoras, parecendo mesmo que houve aqui uma cópia directa nas animações das personagens, quase sincronizadas. Contudo, os estúdios de Bleak Faith defendem-se dizendo que usaram “assets” extraídos da Epic Marketplace. Um dos produtores diz que usou essas animações tal qual estão na loja, porque não é um animador e aprendeu a animar para este jogo. O utilizador acrescenta que só mesmo 10% da arte é “outsourced”, acusando outras empresas de adquirir mais 70% de “assets” externos para os seus jogos.

O que fica implícito é que o próprio Elden Ring usa esses itens da Epic Marketplace e alguém julgou que eram de propriedade própria e que foram roubados para outro jogo. O estúdios Archangel alegam ainda que já pediram esclarecimentos à Epic, dizendo que desconheciam as similaridades entre os dois jogos. Mas, a produtora não se fica com as coincidências:

Perante o facto da Epic não poder verificar os direitos de autor nas animações, a produção decidiu substituir todo o conteúdo de fonte externa comprado na loja online da Epic, algo que deverá acontecer nos próximos dias. Para a produção, foi uma enorme lição que aprenderam.

De facto, os repositórios deste género, com animações, modelos, efeitos e texturas para usar no Unreal Engine são boas formas de “cortar caminho” na produção de jogos. Contudo, este é o risco que se corre ao apostar em “assets” genéricos: que outros jogos os usem, dando a entender que é um plágio, quando na verdade todos vão à mesma fonte.

Bleak Faith: Forsaken foi lançado há dias para PlayStation 4, Xbox One e PC. A sua recepção foi mista e limitada. O que não é de estranhar para um pequeno Indie num género absolutamente pejado de novos títulos quase semanais.