
Dizer que um “souls like” de alguma forma “rouba” conteúdo de um jogo da From Software é algo irónico. Contudo, a produção de Bleak Faith: Forsaken está a braços com uma acusação nesse sentido.
Convenhamos que os “souls like” derivam bastante dos Dark Souls originais e há muitos que nem escondem a “cópia” clara de alguns elementos. Há estúdios empenhados em criar algo realmente único mas, nem sempre é o caso. Há tantos “souls like” por aí que, se a From Software iniciasse processos, poderia não ter tempo para mais nada, nem para produzir jogos. Agora, plagiar arte, animações ou itens dos seus jogos é que é algo mais grave.
Os Archangel Studios foram acusados disso mesmo, de roubar animações de personagens de Elden Ring. A potencial descoberta vem de um modder chamado Meowmaritus que se engana no nome do jogo (está desculpado) mas diz que usa “animações extraídas directamente de Elden Ring”. E prova isso mesmo colocando um vídeo online:
Saw this footage floating around. Bleak Faith: Forspoken is 100% using animations ripped directly 1:1 from Elden Ring.
I do NOT condone people using my DS Anim Studio software to aid in exporting animations to include in commercial products or sell them on Epic Games Store. pic.twitter.com/9JHGMeu9as
— Meowmaritus (@meowmaritus) March 12, 2023
As “provas” são, de facto, comprometedoras, parecendo mesmo que houve aqui uma cópia directa nas animações das personagens, quase sincronizadas. Contudo, os estúdios de Bleak Faith defendem-se dizendo que usaram “assets” extraídos da Epic Marketplace. Um dos produtores diz que usou essas animações tal qual estão na loja, porque não é um animador e aprendeu a animar para este jogo. O utilizador acrescenta que só mesmo 10% da arte é “outsourced”, acusando outras empresas de adquirir mais 70% de “assets” externos para os seus jogos.
O que fica implícito é que o próprio Elden Ring usa esses itens da Epic Marketplace e alguém julgou que eram de propriedade própria e que foram roubados para outro jogo. O estúdios Archangel alegam ainda que já pediram esclarecimentos à Epic, dizendo que desconheciam as similaridades entre os dois jogos. Mas, a produtora não se fica com as coincidências:
copyright of the animation packages purchased through their store.
This is not satisfactory for us and so we have taken the decision to replace the assets purchased from the store over the next several days. Certainly this has been a huge lesson for us and hopefully other indie
— Bleak Faith (@bleak_faith) March 13, 2023
Perante o facto da Epic não poder verificar os direitos de autor nas animações, a produção decidiu substituir todo o conteúdo de fonte externa comprado na loja online da Epic, algo que deverá acontecer nos próximos dias. Para a produção, foi uma enorme lição que aprenderam.
De facto, os repositórios deste género, com animações, modelos, efeitos e texturas para usar no Unreal Engine são boas formas de “cortar caminho” na produção de jogos. Contudo, este é o risco que se corre ao apostar em “assets” genéricos: que outros jogos os usem, dando a entender que é um plágio, quando na verdade todos vão à mesma fonte.
Bleak Faith: Forsaken foi lançado há dias para PlayStation 4, Xbox One e PC. A sua recepção foi mista e limitada. O que não é de estranhar para um pequeno Indie num género absolutamente pejado de novos títulos quase semanais.