Beta do Xbox Cloud Gaming arranca amanhã no iOS e Windows 10

30

Em testes internos desde meados de 2020, há muito que sabíamos que o Xbox Cloud Gaming, anteriormente chamado de Project xCloud, iria inevitavelmente chegar ao PC. Contudo, recentemente ficámos a saber que a Microsoft planeava algo para incluir também o iOS.

Porque é que é importante chegar ao iOS? Não só é uma popular marca de dispositivos móveis (iPhone e iPad), como a Apple sempre bloqueou aplicações de serviços de streaming de jogos “on demand”. Alguns serviços, entretanto, conseguiram contornar as restrições da Apple, por colocar os seus serviços a correr em simples browsers de internet com sucesso. Era evidente que a Microsoft iria testar esta solução.

A partir de amanhã a nova funcionalidade de poder correr qualquer jogo nesta plataforma via browser entra em testes Beta. Para participar, necessitam ter uma conta Xbox Game Pass Ultimate active e aguardar pelo convite que a Microsoft irá enviar de forma faseada para o vosso email de contacto. Não é certo que todos participem nem que o nosso país seja contemplado, mas aguardem na mesma se estiverem interessados.

Do vosso lado, precisam ter um dos dispositivos iOS com o browser Safari ou um PC com Windows 10 com browsers “Chromium” (como o Google Chrome ou Microsoft Edge) e aceder ao site oficial xbox.com/play. Depois, precisam ter um comando compatível via Bluetooth ou, em alguns jogos compatíveis, usar o “touch” do dispositivo. Os dispositivos Android continuam a contar com a sua App dedicada como até agora.

Em testes terão todo o catálogo do Xbox Cloud Gaming, limitados a 720p e 30fps, obviamente condicionados à velocidade e largura de banda da vossa ligação à Internet.