Beta de New World é popular e… estraga GPUs

New World Banner

O primeiro jogo dos Amazon Game Studios entrou numa fase de testes públicos que tem se revelado bastante popular. Só que nem todos estão a gostar. Alguns jogadores de New World reportaram graves problemas com algumas placas gráficas.

De acordo com o site SteamDB o MMO atingiu os 190.811 jogadores simultâneos no Steam, isto no primeiro dia de testes e mais de 180.000 no segundo dia. Isto, torna o jogo o quarto mais popular na plataforma Steam, enquanto que no Twitch é um dos jogos mais assistidos, atingindo o segundo lugar por algumas horas.

É uma nota curiosa que este acesso antecipado seja tão popular. Até porque o acesso ao jogo só está disponível a quem o pré-encomendou ou recebeu uma chave através de um convite ou em alguma promoção da Amazon. Caso fosse uma beta pública, possivelmente seria ainda mais concorrido.

O que causa esta adesão? O género MMO é francamente popular ainda hoje, mas apenas explica uma parte deste aparente sucesso. Sendo o primeiro jogo da Amazon, prometendo tanto ao longo de anos de produção, sem falar nos vídeos de promoção que mostram uma fidelidade visual interessante, com certeza tudo isto terá provocado, pelo menos, alguma curiosidade.

Mas, nem tudo está a correr bem com este acesso antecipado. Já lá vai o tempo em que o original Crysis, literalmente, queimava GPUs pelo excesso de elementos a pedir mais e mais recursos. Só que New World parece ter ressuscitado esta velha e indesejada tendência. Pelo menos é o que alguns jogadores estão a reportar.

Uma visita ao subreddit dedicado ao jogo revela uma série de mensagens de jogadores que alegam que as suas placas gráficas deixaram de funcionar depois de experimentar o jogo. Mais precisamente as raríssimas (e caríssimas) RTX 3090. Contudo, parece que não são todos os GPUs, com os jogadores afectados a reportar que serão as placas gráficas da marca EVGA a serem afectadas.

Em resposta ao site PC Gamer, a Amazon informa que “não há indicação de problemas em larga escala” mas reconhece que há “alguns registos” de jogadores que informam falhas de hardware. Ainda assim, a produtora informa que irá lançar uma actualização para limitar os FPS para “descansar” os jogadores.

Entretanto, convém seguir a recomendação no fórum oficial de remover overclocks e optar por remover a opção “Max Frame Rate” no painel de controlo da Nvidia. Não havendo certezas do que causou a falha, se por acaso têm uma EVGA RTX 3090 ou outra RTX 3090 ou até uma placa gráfica RTX seja ela qual for, não arrisquem se querem jogar New World. Sigam as instruções.

A Beta de New World continuará até 2 de Agosto. O jogo completo chegará a 31 de Agosto em exclusivo para PC.

Comentários

Comentários