Bateria do DualSense Edge tem menor duração

dualsense-edge-01

Anunciado como a “evolução lógica” do aclamado comando da PlayStation 5 que conhecemos, o DualSense Edge pretende ir mais além… mas pode não ter a melhor das autonomias.

Durante estes dias, a Sony Interactive Entertainment distribuiu o seu comando (de forma limitada) por vários sites da especialidade (e outros não tão especialistas) para saber a opinião dos seus utilizadores. Infelizmente, não fomos contemplados, pelo que não podemos atestar o que está ser dito por aí. Ainda assim, alguns sites mais atentos analisaram bem o novo comando e notaram que a bateria fica aquém do desejável.

Um desses sites foi o TechRadar que menciona que, apesar das suas interessantes novidades que impressionam, a bateria, de facto, não tem tanta autonomia. É preciso recordar que o comando original DualSense já tem uma bateria menos durável que o anterior DualShock 4. Das suas 12 horas reportadas, uma utilização prolongada e repetida resultará numa quebra para metade desta autonomia.

Ao que parece, a bateria do DualSense Edge dura sensivelmente menos uma a duas horas que o original (depende do site que analisa), prevendo-se a mesma degradação gradual com o seu uso contínuo. O que, para um comando de 240€ de preço anunciado é um tanto complicado de explicar aos utilizadores.

A SIE defende-se dizendo que, de facto, a bateria é “moderamente menos durável que o DualSense original” mas isso deve-se às “muitas funcionalidades adicionais”, isto sem mexer no “formato e design ergonómico” do comando original. Por outras palavras, a bateria não podia ser maior sem mexer no design do comando.

Para mitigar este problema, a SIE recomenda… que usem o cabo. O que não é propriamente uma “solução” para autonomia mais fraca da bateria via wireless mas constitui uma alternativa válida, já que o cabo entrançado incluído é até mais comprido que o normal. Além de permitir jogar de forma mais livre, dada a sua garantia de melhores latências, os jogadores competitivos (os visados neste produto) até devem preferir esta opção.

Ainda assim, pelo preço e pelo facto de ser uma “evolução” do comando original, seria de esperar que a bateria pudesse, de alguma forma, evoluir também. Se considerarmos que o Xbox Elite Series 2 é também um comando premium da consola rival, custa menos de 200€ e tem uma autonomia anunciada de cerca de 30 horas, dá que pensar.

Comentários

Comentários