Baldur’s Gate III é para continuar em acesso antecipado

49

Ainda incompleto e tão rudimentar na sua oferta, adorámos o acesso antecipado que tivemos a Baldur’s Gate III. A produção não tem pressa de o terminar e ano e meio depois, não há ainda previsão de ficar pronto.

Nessa nossa análise, dissemos que “não há falta de empenho dos Larian Studios em criar algo grandioso, digno do seu legado e cheio de boas ideias. Mesmo incompleto, este é um dos melhores RPGs dos últimos tempos.” Este é um bom atestado da sua qualidade.

Nestes meses de desenvolvimento, o jogo recebeu imensas expansões de conteúdo, novas áreas, novas missões, ainda mais elementos de interacção e muitas outras adições. Também recebeu muitas melhorias e aprimoramentos técnicos, muitos deles baseados no feedback da comunidade com quem os Larian Studios muito interagem.

Ainda há dias, o jogo recebeu mais uma classe de jogo, os Bárbaros, numa actualização com 30GB de novidades e alterações. A lista de novidades desta “Patch 7” é enorme, como podem consultar. E o trabalho de melhoria e ampliação da experiência é para continuar.

Por causa deste empenho e vontade de criar algo realmente digno desta franquia, os Larian Studios fizeram saber que a produção do jogo em acesso antecipado é para continuar até 2023. Segundo a nota de imprensa emitida, “o objectivo interno para lançamento é um nível de qualidade e não uma data”. A produção está ciente que os jogadores querem uma data, mas a produção só a dará quando estiver “próxima de atingir o objectivo”. Mas, por agora, “Baldur’s Gate III sairá do acesso antecipado em 2023”.

Que todas as produtoras e editoras tivessem este foco na qualidade, ao invés de pensar em datas concretas de lançamento. Nos últimos meses temos visto lançamentos precipitados e ainda piores recepções da comunidade. Quando se fala de franquias de longa data, é um assunto delicado não respeitar o legado.

Por outro lado, o jogo está já disponível para todos os que não queiram esperar. Embora continue em desenvolvimento, o acesso antecipado permite aos jogadores experimentarem um excelente jogo e ainda ajudar a produção a melhorá-lo. Não é, obviamente, uma experiência final mas, pelo menos, atenua a espera.