Aviso – Deviam parar de jogar GTA Online no PC

gta-5

Lançado em 2013, Grand Theft Auto V e a sua variante multi-jogador GTA Online, gozam ainda de bastante popularidade. No PC, porém, uma ameaça foi identificada que poderá fazer com que parem de o jogar.

Uma conta dedicada aos jogos da Rockstar Games, lançou o alerta. Segundo Tez2, há provas que uma falha de segurança no jogo pode expor dados dos jogadores a potenciais hackers. No mínimo, os piratas podem remover o rank do jogador ou roubar-lhe o dinheiro em jogo. O máximo que este exploit parece permitir (por agora) é corromper o perfil do jogador, efectivamente banindo-o dos servidores.

A principal anomalia detectada é um estranho retrocesso no progresso do jogo ou então notarem que são kickados ou banidos dos servidores sem ter feito nada para isso. Não, não assumam que é uma coincidência ou um glitch, poder ser mesmo um sinal que o exploit pode estar a ser usado na vossa instalação. Pior, segundo um utilizador Speyedr, os hackers poderão estar em vias de abrir o código do jogo e, so o fizerem, poderão injectar malware nos PCs dos jogadores.

O que podem fazer? A comunidade criou uma firewall que visa proteger os jogadores deste tipo de ataques, a Guardian. Porque não é garantido que consiga travar todos os ímpetos dos hackers, o seu criador removeu-a temporariamente para que não seja usada indevidamente ou para explorar ainda mais a situação.

Contudo, não há ainda uma resolução oficial ou definitiva deste exploit. Na mensagem acima, a Rockstar assegura que está a par da situação e planeia lançar uma actualização para a resolver. De modo a resolver alguma questão e até para ajudar a produção a combater esta ameaça, aconselha a quem tenha sido afectado a contactar o suporte (link no Tweet acima).

A única recomendação realista que se pode fazer no momento é só uma: Parem de jogar GTA Online no PC até que a Rockstar Games resolva a situação. Se já vamos tarde no aviso, recomenda-se aos afectados que apaguem a pasta “Rockstar Games” dos “Meus Documentos”, para que o jogo recompile o vosso perfil novamente com dados não corrompidos.

Comentários

Comentários