Autenticação de dois factores a chegar à PlayStation

sonyent

Sem grande alarido ou aviso prévio, a autenticação de dois factores parece estar a caminho das consolas PlayStation 3 e PlayStation 4. A descoberta foi feita por acaso quando alguns utilizadores se enganaram nos seus dados depois de uma actualização de Firmware.

Diversos utilizadores como Tuomas Tonteri reportaram que receberam um aviso para usar um autenticador de dois passos (ou dois factores, já explicaremos) que surgiu quando se enganaram a inserir dados na sua PlayStation 3 depois da actualização de firmware 4.80 lançada ontem.

A situação levou a Sony a responder aos diversos pedidos de esclarecimento com a revelação que, de facto, alterações à autenticação estavam na forja. Ao site Polygon a Sony confirmou que “uma nova autenticação de dois pessoas estava a ser implementada” mas “não podiam dar mais pormenores por agora”. Não sabemos o que aconteceu a quem teve o erro acima ou como conseguiram recuperar as contas.

Este tipo de autenticação de dois passos ou dois factores é um processo que usa um outro dispositivo (por exemplo um smartphone) com uma aplicação adicional para fornecer uma senha ou contra-senha. A ideia é que alguém que tente aceder de forma ilícita à nossa conta online não o consiga porque não tem em sua posse esta senha adicional. É a medida mais segura e eficaz que se conhece para proteger contas online. A não ser que o pirata furte também o próprio dispositivo adicional… mas qual é a probabilidade de isso acontecer?

Ainda nem há muito tempo falámos como o Steam Guard está a dar passos para proteger as suas contas come este esquema. Também outras empresas como a Blizzard e a sua Battle.net ou a Electronic Arts com a sua Origin e até mesmo a rival Xbox Live já possuem uma autenticação de dois factores com múltiplos dispositivos. Era uma questão de tempo até a Sony implementar isto.

Depois dos problemas de contas roubadas há cerca de cinco anos, esta medida era muito pedida pelos utilizadores. Só que numa próxima implementação de segurança, convinha avisar os utilizadores antes e disponibilizar o tal acesso ao segundo factor de autenticação. É que, assim, alguns viram-se privados das suas contas, sem grande alternativa para as recuperar.

Comentários

Comentários