Autenticação de dois factores chega à PlayStation

812

Tal como havíamos adiantado há uns meses, a autenticação de dois factores já está disponível nas consolas PlayStation 3 e PlayStation 4. Assim como diversas outras plataformas digitais, a Sony Entertainment Network (SEN) dá um passo importante na protecção de contas e dados dos utilizadores.

Este tipo de autenticação de dois passos ou dois factores é um processo que usa um outro dispositivo à parte para fornecer uma senha ou contra-senha. A ideia é que alguém que tente aceder de forma ilícita à nossa conta online não o consiga porque não tem em sua posse esta senha adicional.

É a medida de segurança mais segura e eficaz que se conhece para proteger contas online. Serviços como o Steam, Battle.net, Origin e mesmo a rival directa Xbox Live já possuem esta funcionalidade há algum tempo, mas só agora a Sony decide implementar esta medida.

Por enquanto, a operação de envio de senha só funcionará com recurso a um email alternativo, ao contrário do que acontece com o Steam ou Battle.net que já possuem um gerador de chaves em aplicações de Smartphone. Assim, sempre que tentarem entrar na vossa conta com um dispositivo desconhecido, será enviado um email com uma senha adicional de activação.

O processo de activação desta medida de segurança é opcional e bastante simples. Basta que entrem na página oficial do serviço, carregar no botão que diz “Activate Now”, fazer Login na SEN e associar uma conta de email segura para onde será enviada a tal senha adicional.

Infelizmente, parece que por agora ainda não há uma página traduzida para Português (não encontramos em pesquisas na página Portuguesa), pelo que terão de recorrer à página da SEN Norte-Americana.

Quase todas as semanas há relatos de contas furtadas, números de cartões de crédito roubados e até de trocas de identidade por causa de contas desprotegidas. Não arrisquem, sobretudo se tiverem cartões de crédito associados na vossa conta PlayStation.