Atenção! Milhares de contas comprometidas na rede Nintendo

nintendoswitch_hardware_console_01-2

Se possuem uma conta Nintendo para aceder aos serviços da consola Nintendo Switch como a eShop, devem ficar atentos a actividades suspeitas. Inúmeras contas a nível mundial foram acedidas indevidamente e algumas foram mesmo tomadas pelos piratas.

A Nintendo está a investigar esta situação, recomendando a todos os seus utilizadores que recorram ao reforço de segurança por autenticação de dois factores (Two Factor Authentication) que recorre ao prático Google Authenticator, que até pode ser instalado num smartphone, por exemplo.

Reportam os afectados que as contas ficam bloqueadas e tomadas reféns pelos piratas informáticos. Se ainda não o fizeram, devem consultar a vossa caixa de email e verificar se receberam uma notificação de um login num novo dispositivo, já que esse é, geralmente, o primeiro aviso. Esse login, se não foram vocês a fazê-lo, poderá ser de uma localização estranha ou um país diferente. País, esse, que podem nem ser verdadeiro, já que os piratas costumam esconder a sua origem através de proxies.

A origem desta quebra de segurança é ainda desconhecida. A Nintendo estará a trabalhar para a mitigar, mas quem foi afectado pode agora passar por alguns problemas até reaver a conta. Também não se sabe se os dados das contas estão comprometidos mas pelo menos a informação do cliente estará igualmente exposta. E há relatos de compras de itens com essas contas.

Por agora, recomenda-se que entre no site de autenticação da Nintendo, mudem de password, activem a autenticação de dois factores, verifiquem o histórico de logins e de compras com a vossa conta. Em caso de movimentos estranhos, contactem de imediato a Nintendo Portugal através desta página de contactos.

E não pensem que “estas coisas só acontecem aos outros”. Vários utilizadores estão reportar contas pirateadas ou com movimentos estranhos online. Há inclusive elementos dos Media, como membros do site Eurogamer e Ars Technica que reportaram o mesmo.

Comentários

Comentários