Asus anuncia consola ROG Ally no pior dia possível

ROGAllyAsus

Há dias piores mas… um dia reconhecidamente mau para anunciar seja o que for, é o dia 1 de Abril. Só que alguém na Asus achou que calhava bem para revelar a sua nova consola… e ninguém acreditou.

A Asus anunciou no passado dia 1 a ROG Ally uma nova consola portátil de jogos. Momentos depois, os vários locais que o anunciaram tiveram as reacções esperada. Embora não seja propriamente inédito uma construtora de hardware lançar uma consola, todos acharam que era uma piada do “dia das mentiras”.

Mas, era mesmo verdade. Esta é uma nova consola construída com um CPU Zen 4 e um GPU RDNA 3, ambos da AMD, com comandos embutidos e um monitor de 16:9 a 1080p de 7 polegadas a 120Hz. O que, tecnicamente faz dela uma rival directa da recente Steam Deck, mas teoricamente mais potente e com um melhor ecrã. O dispositivo pode ainda ser ligado a uma unidade externa de GPU, o que permite correr jogos com uma potente placa gráfica para lhe dar ainda mais “boost”.

O dispositivo será mais ou menos como um computador portátil ou um tablet com mais “sumo”, correndo mesmo o Windows 11. O que são óptimas notícias, já que permitirá correr toda a sorte de jogos (e aplicações) normais do PC, outra vantagem sobre o limitado sistema operativo da Steam Deck baseado em Linux.

Aliás, as promoções da Asus falam de um “PC de Mão” e não uma consola portátil, o que é um rumo ligeiramente diferente do conceito da Steam Deck que, aliás, também emprestou a ideia da Nintendo Switch.

Resta saber disponibilidades e preço. A julgar pelo ímpeto da Asus no mercado dos videojogos e o preço “premium” da linha ROG (Republic of Gamers) esperem algo com a etiqueta de preço de um portátil de gaming. Mas, nunca se sabe se a Asus ainda nos surpreende com esta ROG Ally.

Comentários

Comentários