ARK 2 adiado e ARK: Survival Evolved terá servidores desligados

ark-survival-evolved-header

O Studio Wildcard anunciou que ARK 2 foi adiado para o próximo ano por um bom motivo. Quanto a ARK: Survival Evolved, as notícias não são melhores, já que a actual versão será desligada neste Verão.

O adiamento de ARK 2 tem a ver com a decisão da produção de transferir o projecto do jogo para o motor gráfico Unreal Engine 5. Nesta nova plataforma de desenvolvimento, a equipa espera trazer uma verdadeira experiência “next-gen” e, por isso é necessário mais algum tempo para o seu desenvolvimento. Estava previsto para este ano, sem data concreta de lançamento anunciada até agora.

Quanto ao primeiro jogo, de facto em Agosto os servidores oficiais serão colocados offline, terminando assim o suporte oficial online à versão clássica do jogo. Ainda o poderão jogar offline ou em servidores não oficiais mas o maior trunfo do jogo, o modo online em servidores online, será encerrado. O motivo não agrada a muita gente.

Isto deve-se ao lançamento de ARK: Survival Ascended no mesmo mês, uma remasterização do jogo para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Poderiam ser boas notícias, não fosse o facto desta remasterização não ser uma evolução gratuita mas sim uma nova versão paga (cerca de 50€), sem direito a descontos para quem tinha a versão original e ainda terão dois passes de época opcionais em separado para comprar.

Ou seja, em Agosto o clássico tão popular de sobrevivência com dinossauros praticamente despede-se dos jogadores originais, dando-lhes a opção de comprar outro jogo virtualmente igual mas com um overhaul gráfico, não lhes dado a hipótese de sequer obter um desconto.

É algo que poderá ser revisto, até porque os fãs já demonstraram insatisfação pela decisão. O Studio Wildcard, porém, não é conhecido por ser muito generoso com a comunidade, pelo que é bem possível que a decisão seja irreversível.

Comentários

Comentários