Apple apresenta dispositivo VR e a comunidade reage da pior forma

apple-vision-pro-1-2

Todos sabemos que a Apple só lança produtos premium, ou seja, encarecidos pela estética e pelo seu logótipo. Por isso quando anunciou o Apple Vision Pro, ninguém esperava um preço de saldo.

Não só o nome do dispositivo é algo cringe, porque qualquer coisa chamada “pro” tem logo uma inflação de preço, é também um item muito experimental. O primeiro impacto é de deslumbre, com uma série de novidades interessantes para o mercado da realidade virtual. Os ecrãs OLED 4K, o sensor de movimento dos olho e outras tecnologias, não são particular novidade.

O que chama realmente à atenção é a implementação da tecnologia de realidade aumentada que, entre outras coisas, permite filtras pessoas e objectos na simulação e o controlo sem uso de comandos, usando sensores dos movimentos das mãos.

Tudo isto soa francamente bem, um importante avanço em algumas funcionalidade e, sem dúvida, tecnologia de ponta colocada ao serviço dos utilizadores. Contudo, quando a Appel anunciou o seu preço, todas as esperanças de que o mercado VR pudesse começar a ser mais acessível caíram por terra. Tudo bem, a Apple não é propriamente uma marca de entrada, mas 3500 dólares (PVP recomendado) por um dispositivo que nem serve bem para jogar (por enquanto) é esticar um pouco “a corda”.

A reacção online foi a que imaginam. Uma etiqueta de preço tão elevada para navegar na web ou ver apresentações ou vídeos só pode ser uma bofetada aos “menos ricos”. Por outro lado, parece um perfeito desperdício de tecnologia se não for adaptado a experiências mais complexas como videojogos.

A “salvação” possível para este produto é que nesta fase é considerado um “dev kit”, um equipamento para desenvolvimento da tecnologia, daí a tal etiqueta “pro”. É bem possível que a Apple acabe por lançar um dispositivo para o mercado de consumo, possivelmente com um preço mais baixo. Ainda assim, não esperem nem um custo dentro na média (a maçã continuará lá) e também não esperem grande compatibilidade. E jogos… bem, basta ver quantos existem para jogar em Mac OS…

Comentários

Comentários